Um vendaval destelhou 250 imóveis em Dois Vizinhos, no sudoeste do Paraná, na noite de sábado (20). Por conta da ventania, três semáforos da cidade caíram, segundo o prefeito Carlinhos Turatto.
Não há registros de feridos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajada de vento de 80 km/h às 21h, no município. Conforme o órgão, entre 21h e 22h foi registrado o acumulado de chuva de 13,4 milímetros.
Com o vento, o muro de concreto de um ginásio caiu.
Segundo a prefeitura, há registros de danos à rede elétrica e internet, o que deixou moradores sem energia e comunicação por várias horas. A Copel informou que cerca de 20 mil unidades consumidoras foram afetadas na região.
Até às 10h47 deste domingo (21), 1.813 unidades consumidoras continuavam sem energia. A Copel informou que equipes trabalham para normalizar a situação.
Equipes da Defesa Civil, do Departamento de Trânsito e do Corpo de Bombeiros foram acionadas durante a noite para atender as ocorrências. Em algumas ruas, postes, galhos e troncos caídos bloquearam o trânsito.
Conforme a prefeitura, em alguns bairros, famílias deixaram as casas temporariamente pelo risco de novos desabamentos de estruturas danificadas pelo vento.
Alerta de tempestade
Dois Vizinhos é uma das 106 cidades do Paraná que receberam o alerta sobre o perigo de tempestades emitido pelo Inmet. O alerta é válido das 0h às 23h59 deste domingo (21).
De acordo com o órgão, nesses locais podem haver queda de granizo, ventos intensos (entre 60 km/h e 100 km/h) e grandes acumulados de chuva (30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia). Há, também, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
No sábado, conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Dois Vizinhos registou uma temperatura máxima de 33,6 °C. A mudança brusca se dá por conta do avanço de uma frente fria pelo estado.
O Inmet publicou outro alerta indicando um perigo potencial de vendaval. O alerta abrange todo o estado do Paraná e é válido até às 12h de segunda-feira (22).
O Inmet orienta que nos casos de rajadas de vento as pessoas não devem se abrigar embaixo de árvores, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Além disso, não devem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em caso de emergências, informações devem ser consultadas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193. Problemas relacionados a cortes no fornecimento de energia e quedas de postes devem ser relatados à Copel pelo telefone 0800 51 00 116.
Orientações para desastres específicos, como vendavais, chuvas de granizo, deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e tempestade de raios podem ser consultados no site da Defesa Civil.
Em situações de risco à vida ou acidentes com a rede elétrica, a linha direta com a Copel é o 0800 51 00 116 que pode ser acionada de qualquer telefone. A ligação é gratuita. Ao chamar, basta selecionar a opção 1 para emergências.
Com celular disponível, a falta de luz pode ser comunicada pelos canais digitais da Copel via site, no número de WhatsApp (41) 3013-8973 ou pelo aplicativo Copel, disponível para celulares Android e Apple.
Sem internet, é possível ainda enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras "SL" e o número da unidade consumidora.