O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) uma nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
A informação foi divulgada por meio de uma publicação na rede social Truth Social. Mais cedo, o republicano já havia sinalizado a intenção de aumentar as taxas sobre o Brasil, justificando a medida com base em “fatos muito, muito substanciais” e em um “histórico anterior”.
Trump publicou uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na qual justificou o aumento da tarifa com base no tratamento dado pelo governo brasileiro ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na mensagem, o republicano afirmou respeitar “profundamente” Bolsonaro.
“Conheci e tratei com o ex-presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei muito, assim como a maioria dos outros líderes de países. A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional”, afirmou.
“Se, por qualquer razão, o senhor decidir aumentar suas tarifas, qualquer que seja o valor escolhido, ele será adicionado aos 50% que cobraremos”, alertou Trump.