Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Sérgio Moro discute invasões de terras e cenário econômico em Guaíra
Por CGN | Postado em: 22/07/2025 - 08:05

No último sábado, dia 19, o senador Sérgio Moro (União Brasil) esteve em Guaíra para uma importante agenda com líderes empresariais, destacando-se o debate acerca das crescentes invasões de terras produtivas e a conjuntura econômica nacional. O encontro, sediado na Associação Comercial e Empresarial de Guaíra (ACIAG), foi fruto de uma colaboração entre a ACIAG e o Programa de Desenvolvimento Econômico de Guaíra (Prodesg).
 
Recepcionado pelo vice-presidente da ACIAG, José Luiz Lczbinski, e pelo presidente do Prodesg, Ghassan Saifeddine, Sérgio Moro foi calorosamente recebido, contando com a presença do prefeito Gileade Osti, do vice-prefeito Luiz Ferroquina, do ex-prefeito Heraldo Trento em representação ao União Brasil, partido do senador, do vereador Beto da Salamanca, além de diversas lideranças do setor produtivo local.
 
A ausência da presidente da ACIAG, Sabrina Aquino, devido a compromissos agendado anteriormente de qualificação na capital paranaense, foi notada durante o evento, que teve como foco central as dificuldades enfrentadas pelo município diante das invasões de terras produtivas. Segundo José Luiz, tais incidentes têm representado um obstáculo significativo ao crescimento econômico local, motivando a ACIAG a buscar apoio junto a Brasília para a resolução desses desafios.
 
Ghassan Saifeddine, presidente do Prodesg, destacou a importância do diálogo estabelecido com Sérgio Moro, ressaltando o conhecimento do senador sobre as demandas específicas da região. Para Saifeddine, a interação com o parlamentar reforça a defesa dos interesses locais no Congresso Nacional.
 
Durante o encontro, Sérgio Moro enfatizou a relevância de ouvir as necessidades locais durante o recesso parlamentar, abordando especialmente a controvérsia em torno do Marco Temporal. O senador sublinhou as dificuldades enfrentadas para encontrar soluções eficazes diante das disputas entre Executivo, Legislativo e Judiciário, apontando para a fragilidade dos decretos que buscam conter as invasões, frequentemente contestados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
 
A ACIAG, por sua vez, reafirmou seu compromisso firme na defesa do setor produtivo, demandando respostas imediatas e dentro dos marcos legais para conter o avanço das invasões de propriedades produtivas. O movimento conta com o apoio de associações empresariais do Oeste do Paraná, enfatizando a necessidade de união entre os diversos segmentos produtivos.
 
Além das questões locais, o encontro proporcionou às lideranças regionais a oportunidade de apresentar diretamente ao senador suas preocupações com os impactos econômicos da guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos, especialmente a taxação severa de até 50% sobre produtos brasileiros exportados. Sérgio Moro expressou sua preocupação com os efeitos devastadores dessa medida sobre o setor industrial do Paraná, onde várias fábricas já suspenderam operações e concederam férias coletivas, aguardando uma possível intervenção do Governo Federal até o final do mês.
 
Para os representantes da ACIAG e do Prodesg, a reunião foi celebrada como um passo estratégico na garantia de que os desafios enfrentados por Guaíra sejam tratados com prioridade no Congresso Nacional, reforçando a busca por soluções efetivas que assegurem segurança jurídica, crescimento econômico e proteção ao setor produtivo.
Últimas Notícias
Cotidiano 21 Jul às 07:48
A cantora e apresentadora foi diagnosticada com câncer em 2023
Cotidiano 17 Jul às 13:21
O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 9 milhões de associados e presença em todo o Brasil, vai disponibilizar R$ 68 bilhões aos produtores rurais no Plano Safra 2025/2026
Cotidiano 17 Jul às 08:34
Pesquisador da UFPR explica que a maior ocorrência de neve na cidade foi em 1928, entretanto, há uma maior afetividade no episódio de 1975 por conta dos registros fotográficos da época.
Cotidiano 17 Jul às 08:30
Relator do texto final, deputado Arthur Lira (PP - AL), realizou algumas mudanças da proposta original enviada pelo Executivo
Cotidiano 17 Jul às 08:22
Bernardo Gomes de Oliveira, de 3 anos, chegou a ser socorrido, mas morreu no terceiro hospital para o qual foi encaminhado. Família relata demora de atendimento e falta de medicação
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento