O município de Santa Helena, foi o mais atingido pelos temporais que varreram o estado neste sábado (1º), registrando um volume de chuva considerado atípico para o período. Segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a cidade acumulou impressionantes 138,6 milímetros de chuva.
O volume representa praticamente todo o esperado para o mês de novembro. A média histórica de precipitação para o mês na região é de 150,6 mm, o que significa que Santa Helena recebeu mais de 90% da chuva mensal em apenas um dia.
A precipitação intensa e contínua provocou uma série de transtornos na cidade, como alagamentos em vários pontos, ruas transformadas em rios e invadindo residências e comércios, além de danos materiais. Embora a nota inicial destaque outros municípios pelo granizo e vento, a Defesa Civil local mobilizou equipes para avaliar os prejuízos causados exclusivamente pelo excesso de água.
A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (CEDEC) confirmou que Santa Helena foi um dos 16 municípios paranaenses a registrar ocorrências de grande porte e segue prestando apoio logístico para as ações de recuperação.
O Simepar alerta ainda que o tempo segue instável neste domingo (02) em Santa Helena e região, mantendo a possibilidade de mais chuvas moderadas a fortes, exigindo que a população e as autoridades permaneçam em estado de atenção.
Da redação com informações: (CEDEC/SIMEPAR/INMET)