O Paraná se prepara para a primeira onda de frio de 2025, prevista para atingir o estado entre os dias 5 e 9 de abril. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), as temperaturas devem cair significativamente, especialmente nas regiões sul e centro-sul.
Em cidades como General Carneiro, no sul do estado, a mínima deve chegar a 8°C no sábado (5). Em outras localidades, como Curitiba, Rio Negro, Francisco Beltrão e Pato Branco, a previsão é de mínimas em torno de 11°C. Apesar das temperaturas mais baixas, ainda há chance de pancadas isoladas de chuva em algumas áreas do interior.
No oeste e noroeste do estado, incluindo cidades como Cascavel, Toledo e Nova Santa Rosa, as temperaturas devem permanecer mais amenas, com mínimas na casa dos 17°C a 19°C, o que ainda representa uma mudança considerável em relação aos dias anteriores.
Segundo dados históricos, abril costuma ter temperaturas médias de 15°C no sul do estado, 17°C na capital e 23°C no oeste. Para este ano, o Simepar aponta que o setor norte terá temperaturas acima da média, enquanto o sul deve ficar dentro do esperado para o mês.
A Climatempo também projeta a chegada das primeiras massas de ar frio com potencial de geada nas regiões mais elevadas de Santa Catarina e no extremo sul do Paraná ainda no fim de abril.
A orientação é que a população acompanhe os boletins meteorológicos e se prepare para os dias mais frios, especialmente nas primeiras horas da manhã.