Faltando cinco dias para o fim do prazo legal para o alistamento ou regularização eleitoral, o movimento na Central de Atendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), ontem, já apresentava um aumento significativo. Segundo o TRE, a média diária de atendimentos nos últimos dias foi de 600 pessoas presencialmente, além de outros 1 mil pessoas que buscaram o atendimento virtual da Justiça Eleitoral através da internet. O tempo de espera no presencial era de cerca de uma hora. Esses números devem aumentar até quarta-feira, quando termina o prazo para quem quiser regularizar sua situação a tempo de participar das eleições de outubro.
As pessoas podem tirar o título aos 15 anos, desde que completem 16 até o dia da eleição de 2 de outubro. O título deve ser feito até o fechamento do cadastro, em 4 de maio.
Tudo pode ser feito pela internet: primeiro título, transferência de município, alteração de dados e regularização de título cancelado. Em março, 75% dos atendimentos realizados pela Central do Eleitor de Curitiba aconteceram on-line.
Não é preciso ir até um cartório eleitoral, pois a coleta das digitais está suspensa. Basta acessar o documento eleitoral no app e-Título (Google Play ou App Store) ou imprima em casa a segunda via, em qualquer tipo de papel. Em caso de dúvidas, o eleitora também pode procurar o 0800-640-8400. A ligação é gratuita. Também é possível acessar o serviço de conversa textual do Balcão Virtual ou entrar em contato por e-mail ou WhatsApp com a sua zona eleitoral.
Caminho
O primeiro título de eleitor pode ser emitido na página Autoatendimento do Eleitor, por meio da opção “Tire seu título”. Como prova de identidade, serão solicitados: uma selfie segurando um documento oficial com foto; imagens de frente e verso do mesmo documento; e um comprovante de residência (conta de água, luz, celular ou carnê de IPTU, por exemplo).
Sobre o certificado de quitação militar, segundo a Resolução TSE, “a apresentação desse documento somente é obrigatória para alistandos do gênero masculino que pertençam à classe dos conscritos”. Estão nesse critério os brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade, que compõem a classe chamada para a seleção, tendo em vista a prestação do Serviço Militar inicial.
Regularização
Antes de regularizar o título, a pessoa deve consultar a situação eleitoral acessando o Autoatendimento do Eleitor. Basta clicar em “Atendimento ao Eleitor” e, na lista que aparecer, escolher a opção “Consulte a Situação do Título Eleitoral”. Surgirá uma pequena tela, solicitando dados. Após preencher, é só clicar em “Entrar”.