Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Dia de São José de Anchieta celebra o legado do "Apóstolo do Brasil"
Nascido nas Ilhas Canárias, na Espanha, Anchieta chegou ao Brasil em 1553, aos 19 anos, como missionário
Por Catve | Postado em: 09/06/2025 - 08:00

Nesta segunda-feira, 9 de junho, é celebrado o Dia de São José de Anchieta, conhecido como o "Apóstolo do Brasil". A data marca a morte do santo, ocorrida em 1597, na então vila de Reritiba, no Espírito Santo — hoje, município que leva seu nome.

Nascido nas Ilhas Canárias, na Espanha, Anchieta chegou ao Brasil em 1553, aos 19 anos, como missionário da Companhia de Jesus. Durante mais de quatro décadas, dedicou-se profundamente à evangelização dos povos indígenas, ao ensino e à fundação de escolas e cidades — entre elas, São Paulo e Rio de Janeiro.

Homem de letras e fé, Anchieta aprendeu a língua tupi, criou a primeira gramática da língua indígena e utilizou o idioma para catequizar. Fundou colégios, pregou a paz entre indígenas e colonizadores e foi um dos principais defensores dos nativos contra a exploração portuguesa.

Anchieta também ficou conhecido por seus dons literários. Escreveu poemas, peças teatrais e o famoso "Poema à Virgem", composto durante um período em que foi mantido como refém pelos tamoios, em 1563, na tentativa de mediar a paz entre os povos indígenas e os portugueses.

Foi nomeado Provincial da Companhia de Jesus no Brasil em 1577, cargo que ocupou até 1585, e tornou-se referência espiritual e intelectual da Igreja na colônia. Por sua vida dedicada à missão evangelizadora e à proteção dos povos originários, foi beatificado em 1980 pelo Papa João Paulo II e canonizado em 2014 pelo Papa Francisco.

Neste 9 de junho, fiéis em todo o Brasil recordam o legado de São José de Anchieta — não apenas como um dos fundadores da nação, mas como símbolo de entrega, sabedoria e defesa dos mais vulneráveis. Sua história segue viva na cultura, na educação e na espiritualidade brasileira.

Anchieta ainda tem muito a inspirar os catequistas de hoje?

Em 2013, durante a 51º Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o episcopado brasileiro, por meio de votação, proclamou Anchieta, até então beato à época, como patrono dos catequistas do Brasil. Já em 2014, foi canonizado pelo papa Francisco.

Antonio Mendonça/ Catve.com

Últimas Notícias
Cotidiano 28 Nov às 09:09
Soja, feijão, cevada e milho são os que mais contribuíram para que a safra fosse recorde, lembrando que o milho paranaense, individualmente, foi o cereal que mais contribuiu para essa super safra, pois atingiu o recorde de 21 milhões de toneladas.
Cotidiano 28 Nov às 08:55
Ex-presidente está detido na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília; filhos de Bolsonaro confirmaram atendimento médico
Cotidiano 28 Nov às 08:52
Empregadores devem pagar a primeira parte ou a parcela única nesta sexta (28); entenda porque o valor deve ser mais alto que o pagamento realizado em dezembro
Cotidiano 28 Nov às 08:42
Obra de R$ 1,5 milhão cumpre meta do Plano de Governo e transfere a estrutura para área mais adequada e afastada do centro
Cotidiano 27 Nov às 08:51
Iniciativa busca fortalecer o espírito natalino e ampliar a participação popular
Cotidiano 27 Nov às 08:48
Anúncio foi feito após a assinatura de um Termo de Compromisso, considerado a última etapa para o registro do imunizante (produzido em laboratório nacional)
Cotidiano 26 Nov às 08:50
Militar se envolveu em acidente após ser fechado por um carro; motorista foi detido no mesmo período da noite
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento