Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Chuva no Grande ABC alaga Avenida do Estado, invade casas e interrompe circulação de trens
A Linha 10-Turquesa da CPTM foi paralisada no trecho entre as estações Utinga e Mauá; carros ficaram submersos em diversos pontos das cidades da região
Por Jovem Pan | Postado em: 01/04/2025 - 08:11

Uma forte chuva atingiu a região do ABC Paulista na tarde desta segunda-feira (31), provocando alagamentos, transtornos no transporte público e a queda de uma residência em Mauá. Em algumas cidades, o volume de chuva ultrapassou os 130 mm em poucas horas. A Defesa Civil estadual emitiu alerta severo às 14h47 para Santo AndréSão Bernardo do CampoSão Caetano do Sul e Mauá, devido à intensidade da tempestade. Segundo o órgão, em seis horas, Mauá registrou 135 mm de chuva, Santo André, 93 mm, e São Bernardo, 67 mm.

Em Santo André, a Avenida dos Estados ficou completamente alagada após o transbordamento do córrego Guarará e do rio Tamanduateí. O shopping Grand Plaza também foi invadido pela água. No cruzamento da Rua das Figueiras com a Rua Catequese, um ponto que normalmente não alaga, carros ficaram submersos. Em São Bernardo, a Avenida Kennedy teve trechos interditados devido aos alagamentos. Já em São Caetano, houve registros de vias alagadas, mas sem impacto significativo em residências.

Por volta das 14h35, uma casa desabou na Rua Benedita dos Santos Silva, no Jardim Zaíra, em Mauá. O Corpo de Bombeiros foi acionado e deslocou três viaturas para o local. Não houve vítimas, mas a Defesa Civil alertou para o risco de novos deslizamentos, principalmente em áreas de encosta.

A Linha 10-Turquesa da CPTM foi paralisada entre 14h50 e 18h25 no trecho entre as estações Utinga e Mauá, prejudicando milhares de passageiros. Para minimizar o impacto, 30 ônibus do sistema Paese foram acionados. A Estação Santo André – Prefeito Celso Daniel ficou alagada. A interrupção afetou também a Linha 2-Verde do Metrô, que operou com velocidade reduzida. Já a Linha 11-Coral enfrentou problemas em Ferraz de Vasconcelos, mas a circulação foi retomada pouco tempo depois.

Na Grande São Paulo, outras cidades também registraram chuvas intensas. Suzano e Mairiporã, por exemplo, tiveram 73 mm de precipitação em seis horas. Em Francisco Morato e Franco da Rocha, o volume foi de 53 mm e 52 mm, respectivamente. O temporal também impactou a Linha 7-Rubi da CPTM, que teve paralisações entre Francisco Morato e Jundiaí.

A Enel informou que 102.543 imóveis ficaram sem energia elétrica na região metropolitana de São Paulo, sendo 37.977 na capital. Jandira e Santo André foram as cidades mais afetadas, proporcionalmente. A previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) indica que a instabilidade deve persistir ao longo da semana, com pancadas de chuva no fim das tardes. A Defesa Civil de São Paulo prorrogou a Operação Chuvas até o dia 15 de abril, mantendo equipes em alerta para novas ocorrências.

 

Últimas Notícias
Cotidiano 30 Abr às 08:48
O Paraná não registra casos da doença desde 2020 e óbitos desde 1998. O sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida de forma direta por secreções liberadas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.
Cotidiano 30 Abr às 08:43
O acidente aconteceu no distrito de Vila Nova dos Alemães. Sidinei usava uma plantadeira acoplada ao trator, que parou repentinamente.
Cotidiano 30 Abr às 08:36
Temperaturas mais baixas e fenômeno caracterizado pela formação de uma fina camada de gelo sobre superfícies expostas foram registrados no sul do estado.
Cotidiano 30 Abr às 08:26
A ação reforçou a importância de naturalizar as diferenças no ambiente familiar e escolar
Cotidiano 29 Abr às 09:14
Ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello e os senadores Rogério Marinho, Ciro Nogueira e Hamilton Mourão também estão na lista
Cotidiano 29 Abr às 08:37
Período vai de 1.º de maio a 30 de junho. A atualização pode ser feita pelo aplicativo Paraná Agro, pelo site da Adapar ou de forma presencial. A ausência do cadastro impossibilita movimentação do rebanho e pode resultar em multa.
Cotidiano 29 Abr às 08:33
A equipe do SAMU foi acionada imediatamente
Cotidiano 28 Abr às 08:31
Lançado pela Fundação Araucária com investimento do Governo do Estado, o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Aeronaves de Pequeno Porte apresenta solução tecnológica inovadora para aviação agrícola.
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento