A Justiça Eleitoral do Paraná começou ontem a preparação das urnas para o segundo turno das eleições. Os trabalhos vão até o dia 25 de outubro. As cerimônias públicas nos 154 fóruns eleitorais podem ser acompanhadas por qualquer pessoa, incluindo profissionais da imprensa.
Em todo o estado, as zonas eleitorais vão preparar, testar e lacrar 25.856 urnas. Na véspera das eleições, elas serão distribuídas a 4.768 locais de votação nos 399 municípios.
Em Curitiba, dez zonas eleitorais preparam 3.984 urnas eletrônicas de 415 locais de votação. As cerimônias de preparação acontecem no Fórum Eleitoral da capital.
São duas etapas de preparação das urnas: Geração de Mídias e Carga e Lacração. No segundo turno, são geradas as seguintes mídias de resultado de votação, que armazena os arquivos com os votos da seção, enviados para a totalização; e de Resultado Múltipla (MR múltipla): inicializa quatro sistemas presentes na urna. Também são verificados o sistema de apuração; recuperador de dados (RED); verificador pré e pós-eleição, usado, por exemplo, em auditoria das urnas; autoteste, que verifica o funcionamento das urnas.
A seguir, as equipes da Justiça Eleitoral inserem as mídias nas urnas, que ficam prontas para a eleição. A partir da lacração, os equipamentos não podem mais ser modificados.
Fiscalização – Partidos políticos, federações, coligações, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) são convocados para acompanhar. As entidades fiscalizadoras devem conferir os dados das urnas e a integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais.
Proclamação – Durante sessão de julgamento, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) aprovou por unanimidade o relatório do resultado da totalização das eleições deste ano, em primeiro turno, apresentado pelo presidente da Comissão Apuradora, desembargador Fernando Wolff Bodziak.
Com a aprovação do relatório, o presidente do TRE-PR, desembargador Wellington de Moura, fez a proclamação das eleitas e dos eleitos no primeiro turno, no Paraná.