O PSD do Paraná faz convenção estadual neste sábado (30), em Pinhais (região metropolitana de Curitiba), para confirmar o lançamento da candidatura do governador Ratinho Júnior à reeleição. O partido chega à convenção ainda sem um candidato a vice-governador definido, e a chapa deve ter mais de um nome para o Senado.
Até agora, já confirmaram o apoio à reeleição do governador o PP, MDB, e o União Brasil. O PL do presidente Jair Bolsonaro também deve se somar à chapa de Ratinho Jr. No caso do Senado, o PP lançou o deputado estadual e ex-chefe da Casa Civil, Guto Silva; o MDB, o ex-governador Orlando Pessuti e o União Brasil, que tem como candidato para o cargo o ex-juiz Sergio Moro. Além disso, o PL de Bolsonaro tem como concorrente ao posto o deputado federal Paulo Eduardo Martins.
Líder do governo na Câmara, o deputado federal Ricardo Barros (PP), disse que Bolsonaro defenderá publicamente uma candidatura ao Senado no Paraná, sem citar qual. O partido do deputado, que apoiará a reeleição de Ratinho, indicou para a disputa Guto Silva. Na ata da convenção, o nome dele não foi incluído e a decisão ficará a cargo da executiva. Barros já afirmou que o partido recuará da candidatura ao Senado caso haja pedido do presidente.
O Podemos do senador e pré-candidato à reeleição, Alvaro Dias, também espera um acordo com o governador, mas essa articulação teria sido barrada por Bolsonaro. Isolado, Alvaro ainda tenta atrair outros aliados, e adiou a convenção do partido para 5 de agosto, último dia do prazo legal para que as legendas definirem candidatos e coligações.
Alvaro que adiou o anúncio porque ainda há apelo por uma candidatura do seu partido ao governo do Estado, que colocaria ele ou o senador Flavio Arns na disputa pelo Palácio Iguaçu. “Vamos aguardar os movimentos até o dia 5 (de agosto). Se as coisas clarearem, pode até definir antes”, afirmou. “Ainda não conversamos (com o governador). Governo ou Senado, temos as duas opções”, disse.
Propaganda
No domingo, é a vez do União Brasil fazer sua convenção em Curitiba, para confirmar a candidatura de Moro ao Senado e o apoio à reeleição do governador. A legenda tem como candidato à Presidência o deputado federal Luciano Bivar (PE). Com a adesão do partido, Ratinho Jr garante mais 2 minutos em cada bloco da propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV, que começa em 26 de agosto.
Ainda no sábado, quem faz convenção é o PDT do Paraná, em Curitiba, com a presença do presidenciável da sigla, o ex-ministro Ciro Gomes. O partido deve lançar a candidatura do ex-deputado federal Ricardo Gomyde para o governo, e de Desiree Salgado para o Senado.
No mesmo dia, o PSTU realiza uma convenção em formato virtual, para lançar o Professor Ivan como candidato ao governo e Phill Natal como vice.