Você está em: Página Inicial > Policial
Policiais civis adotam cachorrinha que "pediu ajuda" para salvar os filhotes
A Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba será a nova casa de Filó, nome dado pelos próprios agentes da unidade à cadela que emocionou o Brasil ao "pedir socorro" aos policiais. Já os cinco filhotes foram encaminhados para adoção
Por Agência Estadual de Notícias | Postado em: 27/11/2024 - 09:26

Depois que a cena de uma cachorrinha interrompendo a ronda de uma equipe da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, da Polícia Civil do Paraná (PCPR), para pedir ajuda para os cinco filhotes que foram abandonados viralizou na última semana, a história ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (26). A equipe policial resolveu adotar a cachorrinha, que ganhou o nome de Filó, após todos os filhotes serem adotados. Mãe e filhotes foram abandonados no bairro Tatuquara, em Curitiba, no último dia 13 de novembro. 

Filó realmente chamou os policiais para sinalizar a “ocorrência” e acompanhou a viatura latindo até que o carro parasse e os policiais a acompanhassem até onde estava a caixa com os filhotes abandonados.

Em 12 anos como agente da Polícia Civil, Adriano Giese, que fazia parte da equipe na noite do resgate, conta que foi o chamado mais diferente que atendeu.  "Em todos esses anos de profissão, foi a primeira vez que vi algo assim. Ela fez de tudo para chamar nossa atenção, não desistiu. Uma mãe que fez tudo pelos filhos. A gente não imaginava a repercussão que ia ter e só fica muito feliz com tudo isso", celebra.

“Foi um dia de trabalho diferente. Quando a equipe atendeu ao 'chamado' da Filó, já levaram todos para a delegacia e os policiais tiraram fotos e começaram a compartilhar. Providenciamos antipulgas e vermífugos para todos e os filhotes foram logo adotados”, conta a delegada Anna Karyne Turbay Palodetto.

A delegada diz que se dependesse apenas da vontade da equipe, a delegacia teria adotado Filó e todos os filhotes. “Mas assim que começamos a compartilhar a história muitos interessados nos filhotes apareceram. A ideia então foi de adotar a Filó, pois sabíamos que há mais dificuldade em doar cachorros mais velhos”, diz. 

Segundo ela, Filó já tem seu lugar na unidade da PCPR, onde os policiais atuam todos os dias. “Ela mesmo fará plantão 24 horas conosco”, brinca. Os cuidados com Filó serão divididos entre os 50 servidores da delegacia. 

A cachorrinha que já ganhou uma ida ao petshop, também passará por um médico veterinário e, após ser liberada, será castrada. “Foi uma ocorrência inusitada, que poderia ter um final triste, mas que agora vai alegrar o dia a dia aqui da delegacia”, diz a delegada. 

CRIME – O abandono de animais é crime previsto na Lei Federal nº 14.064/20 e prevê pena de até cinco anos de detenção, multa e proibição de guarda de outros animais. No Paraná, denúncias de maus-tratos podem ser realizadas pelo Disque-denúncia 181, via telefone ou site, ou telefone 197 da PCPR.

Últimas Notícias
Policial 22 Jan às 10:39
A ação teve início após a abordagem de um caminhão que, segundo informações preliminares, havia descarregado a carga em um galpão localizado na Avenida Presidente Kennedy.
Policial 22 Jan às 10:33
Esse tipo de crime preocupa as autoridades da região, pois não é um problema isolado de Quatro Pontes apenas.
Policial 22 Jan às 10:30
O veículo foi avistado pela inteligência do 19º BPM trafegando em alta velocidade pela estrada Chaparral, próximo ao acesso à Linha Mandarina.
Policial 09 Jan às 10:09
Ela disse que foi uma amigo que deu, mas não sabe o nome dele.
Policial 08 Jan às 10:14
Segundo informações preliminares estava o morador e seu filho em sua residência localizada no centro da cidade, quando elementos dois armados chegaram
Policial 07 Jan às 10:09
Crianças estavam entre sacolas e caixa térmica
Policial 07 Jan às 10:07
Foram interceptados cigarros de luxo, equipamentos automotivos e aparelhos celulares
Policial 07 Jan às 10:00
Segundo informações, Amanda estava na casa de sua mãe para buscar o filho, que havia passado o dia com o pai.
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento