Pesquisa de intenções de votos ao Governo do Estado e ao Senado Federal no Paraná, feita pela Radar Inteligência mostra as lideranças absolutas do governador Ratinho Junior (PSD) ao Palácio Iguaçu e do senador Alvaro Dias (Podemos) ao Senado Federal.
Na pesquisa estimulada para o Governo do Estado, Ratinho Junior (PSD) aparece com 51,7% das intenções de voto, o que representa 67,2% dos votos válidos. Bem atrás, em segundo lugar, aparece Roberto Requião (PT) com 20,4% das intenções, o equivalente a 26,5% dos votos válidos. Ainda pontuou a Professora Angela (PSOL) com 1,4% (1,8% dos válidos). Os demais candidatos ficaram com menos de 1% das intenções.
Disseram que não votariam em nenhum dos candidatos ou branco ou nulo somaram 4,4%. E não sabe ou não opinaram representam 18,7% dos entrevistados.
O instituto ainda avaliou a rejeição dos candidatos ao governo, perguntando em qual dos candidatos o entrevistado jamais votaria. O ex-governador Roberto Requião (PT) registrou 39,2% e Ratinho Junior 14,1%.
A Radar Inteligência também pesquisou a corrida para o Senado no Paraná e Alvaro Dias desponta na liderança das intenções de voto com 34,8%, o que representa 47,5% dos votos válidos. Mais atrás, em segundo lugar, aparece Sergio Moro (União Brasil) com 24,8%, o que equivale a 33,8% dos votos válidos. Paulo Martins (PL) está com terceiro com 5,7% (7,7% dos válidos) e Orlando Pessuti (MDB) e Rosane Ferreira (PV) aparecem com 1,9% (2,5% dos válidos). Aline Sleutjes (Pros) está com 1,7% (2,3% dos válidos) e Desiree (PDT) com 1% (1,3% dos válidos).
Disseram que não votariam em branco ou nulo somaram 2,7%. E não sabe ou não opinaram representam 24,1% dos entrevistados.
O instituto também avaliou a rejeição dos candidatos ao Senado, perguntando em qual dos candidatos o entrevistado jamais votaria. Sergio Moro tem a maior rejeição, com 23,8% e Alvaro Dias tem 16,6%.
Na pesquisa estimulada para presidente no Paraná, Jair Bolsonaro (PL) alcançou 44,3% das intenções, o que corresponde a 52,9% dos votos válidos. O ex-presidente Lula (PT) aparece com 28,1% das intenções, o equivalente a 33,5% dos votos válidos. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro com 5,9% (7% dos válidos) e Simone Tebet (MDB) em quarto com 3,5% (4,1% dos válidos). Os demais candidatos ficaram abaixo de 1%.
Disseram que não votariam em nenhum dos candidatos ou branco ou nulo somaram 4,1%. E não sabe ou não opinaram representam 12,2% dos entrevistados.
O ex-presidente Lula tem a maior rejeição entre os paranaenses, com 46,2% dos entrevistados dizendo que jamais votariam nele. Depois vem Bolsonaro com 34,1%.
Num eventual segundo turno entre Bolsonaro e Lula, a pesquisa aponta que o atual presidente venceria no estado com 58,4% das intenções de voto, contra 41,5% de Lula.
O Radar Inteligência realizou a pesquisa por conta própria e entrevistou 1.350 pessoas entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro. O intervalo de confiança é de 95,5% e a margem de erro é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (STE) sob os números TSE/BR-05157/2022 e TRE/PR-09696/2022.
O Preto no Branco publica todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país, devidamente registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias.
O Preto no Branco considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor.