Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Nova matrícula online para escolas estaduais e municipais tem 877 mil acessos em 20 dias
Solução digital desenvolvida pela Celepar em parceria com a Secretaria de Estado da Educação agora pode ser usada também por alunos da rede municipal. O sistema é gratuito, fácil de utilizar e dá mais praticidade para os pais, que podem acessar de onde es
Por Agência Estadual de Notícias | Postado em: 29/11/2024 - 09:41

A tecnologia transforma a rotina de mais de 2,2 milhões de estudantes, de pais e responsáveis das escolas estaduais e também de escolas municipais. O processo de matrícula online para o ano letivo de 2025 já alcançou 877.227 registros em apenas 20 dias. O sistema foi implantado pela Celepar, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), para escolas da rede estadual de ensino, mas neste ano a pasta ampliou o acesso para alunos das redes municipais.

Até agora, 78 municípios, representando 19,5% das 399 cidades paranaenses, aderiram o sistema de matrículas online. Para isso, foi desenvolvida pela Celepar, também em parceria com a Educação, uma nova versão da Área do Aluno, espaço do site da secretaria estadual da Educação, por onde são feitas as matrículas e rematrículas.

“A Área do Aluno é uma ferramenta que coloca o Paraná na vanguarda da tecnologia educacional no Brasil. Mais do que uma solução digital, é um compromisso com a acessibilidade, a transparência e a eficiência no atendimento a milhões de estudantes e suas famílias”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “Seguiremos investindo para que essa plataforma continue a evoluir e a oferecer cada vez mais recursos”.

A reformulação foi lançada em novembro de 2024. O sistema passou por uma reestruturação completa, com interface mais moderna e uma experiência digital simplificada, garantindo a eficiência do processo e a satisfação dos usuários.

Para Fernanda Evangelista, chefe do Departamento de Governança de Dados da Secretaria da Educação, a ampliação do sistema representa um avanço significativo. "Estamos muito felizes com a adesão de 78 municípios ao sistema de matrícula online, que ajuda a agilizar e trazer mais segurança para as matrículas da rede municipal. É uma parceria importante com o Estado, como prevê a Lei do Educa Juntos”, afirma.

Ela acrescenta que o sistema é gratuito, fácil de usar e dá mais praticidade para os pais, que podem acessar de onde estiverem. "É um passo que faz toda a diferença para modernizar a educação no Paraná", destaca.

Gustavo Garbosa, presidente da Celepar, também reforça a importância da iniciativa. "Ampliar o sistema de matrículas para os municípios é um grande passo para facilitar a vida de alunos e famílias no Paraná. Ver 78 cidades já usando a ferramenta mostra que estamos no caminho certo, tornando a tecnologia algo realmente acessível para todos".

SERVIÇOS – Além da matrícula online, o Área do Aluno oferece serviços como consulta ao boletim escolar, declaração de matrícula, solicitação de histórico escolar e inscrição para o programa Ganhando o Mundo. O sistema também deve ter expansão de suas funcionalidades em 2025, incluindo inscrições para o Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem), em janeiro, e a emissão de diplomas técnicos para estudantes da Educação Profissional a partir de março.

Com a automação e modernização do processo, a Seed-PR alcançou ganhos expressivos, como a redução de custos, maior transparência nas regras aplicadas e eficiência operacional. O novo sistema elimina burocracias desnecessárias, garantindo uma gestão mais ágil, segura e confiável para toda a rede estadual de ensino.

 

Últimas Notícias
Cotidiano 27 Jan às 09:02
Pesquisadores da Usina de Itaipu estudam peixes como tilápia e dourado; reservatório teria potencial de até 400 mil toneladas de peixe por ano.
Cotidiano 27 Jan às 08:54
Investimento é de R$ 2,3 milhões, sendo que R$ 2 milhões foram viabilizados pelos deputados Hussein Bakri e Sandro Alex
Cotidiano 24 Jan às 09:24
As ocorrências foram atendidas nesta quinta-feira.
Cotidiano 24 Jan às 08:49
O decreto é uma medida preventiva, que reforça a necessidade de se manter alerta contra a doença que tem forte influência econômica. Esta é a terceira prorrogação do decreto assinado primeiramente em 23 de julho de 2023
Cotidiano 24 Jan às 08:41
Primeira-Dama Lizandra Weber segue na presidência da entidade
Cotidiano 23 Jan às 10:23
Outro jovem, que também trabalhava na obra, ficou soterrado, mas foi retirado mais rapidamente pelo Corpo de Bombeiros. Caso aconteceu em Colombo, na Grande Curitiba.
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento