Líderes das intenções de voto para o Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcam no Paraná nos próximos dias em campanha na disputa pelo votos dos eleitores do Estado. Bolsonaro deve visitar a região Oeste na quarta-feira além de participar de uma motociata e um comício em Curitiba no mesmo dia. O presidente pretende ainda participar de um jantar com representantes do agronegócio paranaense.

 

Já Lula vem a Curitiba no dia 17 de setembro para um comício e uma caminhada na Boca Maldita, ao lado de seu vice, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do candidato do PT ao governo do Estado, Roberto Requião.
Bolsonaro conta com o apoio do governador e candidato à reeleição, Ratinho Júnior (PSD), que lidera com folga as pesquisas de intenção de voto para o Palácio Iguaçu. O presidente deve “colar” em Ratinho Jr para tentar reconquistar parte do eleitorado paranaense que votou nele em 2018, mas que hoje se afastou de sua candidatura. Há quatro anos, Bolsonaro teve mais de 68% dos votos no segundo turno da eleição no Estado. O presidente conta ainda com um “exército” de candidatos a deputado federal e estadual que apoiam a ele e Ratinho Jr, que formou uma coligação de onze partidos, que inclui PSD, Republicanos, MDB, Solidariedade, PL, União Brasil, PMB, PP, AGIR, PROS e PTB.

 

Pesquisa Ipec divulgada na semana passada apontou que Bolsonaro e Lula estão tecnicamente empatados na corrida ao Palácio do Planalto no Paraná. O presidente teria 41% das intenções de voto contra 35% do petista. A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 19 e 21 de agosto em 57 municípios paranaenses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela RPC TV e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-05619_2022; e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o código PR-07859 2022.
Já Requião está na situação oposta. Atrás de Ratinho Jr nas pesquisas, deve “colar” em Lula em busca dos votos necessários para tentar levar a disputa estadual ao segundo turno. Até agora, os levantamentos indicam a grande possibilidade do governador se reeleger já no primeiro turno. Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Bolsonaro tem 38% contra 32% de Lula. No caso da disputa pelo governo do Estado, segundo o Ipec, Ratinho Junior lidera com 46% das intenções de voto, contra 24% de Requião.

 

Já estiveram no Paraná em campanha a senadora e candidata do MDB, Simone Tebet, e o ex-ministro e candidato do PDT, Ciro Gomes.