Pedágios 50% mais baratos é o que o governo do Estado está buscando para o próximo contrato de concessão, cuja licitação ocorrerá entre 2020 e 2021.
A governadora Cida Borghetti (PP) fez o anúncio em entrevista coletiva nesta segunda-feira (11). Ela também informou que as seis concessionárias do Anel de Integração foram notificadas para que iniciem os processos de finalização dos contratos, que serão encerrados em 2021.
"O Paraná precisa avançar e, desde já, iniciar a elaboração de um novo modelo de concessão para promover a justiça tarifária com mais obras e redução das tarifas em 50%, em média", afirmou a governadora.
O documento encaminhado às seis empresas cita a necessidade de realizar a verificação, levantamentos e análises de dados e dos bens reversíveis (estradas, pontes, viadutos, edifícios e outras instalações). O Anel é formado por 2,5 mil quilômetros de rodovias. Destes, 1,8 mil quilômetros são federais, delegados ao Paraná, e 700 quilômetros estaduais. Ao todo, há 27 praças de pedágio.
De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento, Silvio Barros, os projetos de redução em 50% no valor da tarifa estão em fase de estudos e que as concessões serão avaliadas e validadas em audiências públicas.
DELEGAÇÃO
O governo do Paraná também reivindica da União que a licitação seja delegado ao Executivo estadual. Isso já começou a ser tratado pela governadora mês passado, com o ministro dos Transportes, Valter Casimiro, em Brasília. No encontro, ficou estabelecido que o Estado e a União vão discutir em conjunto um novo modelo de concessão das estradas.
HISTÓRICO
Os seis lotes definidos pelo governo paranaense foram licitados em 1997, quando as empresas vencedoras ? Econorte, Viapar, Ecocataratas, Caminhos do Paraná, CCR Rodonorte e Ecovia ? assumiram tanto a conservação e manutenção dos trechos quanto a realização de um cronograma de novas obras.