Você está em: Página Inicial > Cotidiano
STF decide que jornal será culpado por entrevistas em caso de má-fé
Por EBC | Postado em: 21/03/2025 - 07:53

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (20), em Brasília, reformular a tese do julgamento no qual a Corte admitiu a responsabilização de veículos de imprensa pela publicação de entrevistas nas quais sejam imputadas declarações falsas a terceiros.

Em novembro de 2023, o STF admitiu a responsabilização das empresas jornalísticas nos casos em que ficar configurada a má-fé na divulgação de declarações falsas de um entrevistado.

Após a decisão, entidades de defesa da liberdade de imprensa pediram ao Supremo ajustes no entendimento para evitar brechas para a censura por meio de decisões judiciais.

Na decisão proferida hoje, os ministros ajustaram a tese de julgamento para excluir a possibilidade de responsabilização no caso de declarações falsas de entrevistados durante entrevistas ao vivo.

Os ministros também decidiram que empresas jornalísticas devem retirar das plataformas digitais entrevistas com declarações falsas. A medida deverá ser cumprida mediante remoção por conta própria (de ofício) ou notificação da vítima e vale para a reprodução de reportagens com acusações falsas replicadas nas redes sociais.

Durante o julgamento, o presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, ressaltou que as empresas jornalísticas só vão responder por danos morais em caso de má-fé ou negligência na apuração de veracidade dos fatos.

“O veículo só é responsabilizado por entrevista dada por terceiro em caso de dolo e culpa grave. Em regra geral, o veículo não é responsabilizado por entrevista dada por terceiro", afirmou.

Processo

A decisão do Supremo foi baseada em ação na qual o ex-deputado federal Ricardo Zarattini Filho processou o jornal Diário de Pernambuco por danos morais, em função de uma reportagem publicada em 1995.

Na matéria jornalística, o político pernambucano Wandenkolk Wanderley afirmou que Zarattini, morto em 2017, foi responsável por um atentado a bomba no aeroporto do Recife, em 1966, durante a ditadura militar.

Ao recorrer à Justiça, a defesa de Ricardo Zarattini disse que Wandenkolk fez acusações falsas e a divulgação da entrevista gerou grave dano à sua honra. Segundo a defesa, o jornal reproduziu afirmação falsa contra Zarattini e o apresentou à opinião pública como criminoso.

Diário de Pernambuco alegou no processo que a publicação da entrevista se deu no âmbito da liberdade de imprensa, protegida pela Constituição.

O jornal foi condenado - em primeira instância - ao pagamento de indenização de R$ 700 mil. Em seguida, o Tribunal de Justiça de Pernambuco anulou a condenação do jornal e entendeu que o periódico apenas reproduziu as falas de Wandenkolk Wanderley e não fez qualquer acusação a Zarattini.

Últimas Notícias
Cotidiano 28 Nov às 09:09
Soja, feijão, cevada e milho são os que mais contribuíram para que a safra fosse recorde, lembrando que o milho paranaense, individualmente, foi o cereal que mais contribuiu para essa super safra, pois atingiu o recorde de 21 milhões de toneladas.
Cotidiano 28 Nov às 08:55
Ex-presidente está detido na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília; filhos de Bolsonaro confirmaram atendimento médico
Cotidiano 28 Nov às 08:52
Empregadores devem pagar a primeira parte ou a parcela única nesta sexta (28); entenda porque o valor deve ser mais alto que o pagamento realizado em dezembro
Cotidiano 28 Nov às 08:42
Obra de R$ 1,5 milhão cumpre meta do Plano de Governo e transfere a estrutura para área mais adequada e afastada do centro
Cotidiano 27 Nov às 08:51
Iniciativa busca fortalecer o espírito natalino e ampliar a participação popular
Cotidiano 27 Nov às 08:48
Anúncio foi feito após a assinatura de um Termo de Compromisso, considerado a última etapa para o registro do imunizante (produzido em laboratório nacional)
Cotidiano 26 Nov às 08:50
Militar se envolveu em acidente após ser fechado por um carro; motorista foi detido no mesmo período da noite
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento