Você está em: Página Inicial > Política
Ratinho Jr deve fazer reforma do primeiro escalão do governo do Paraná
Por Bem Parana | Postado em: 03/01/2022 - 09:56

O governador Ratinho Júnior (PSD) deve promover uma reforma do primeiro escalão da administração estadual. Pelo menos cinco secretários podem deixar os cargos para disputar as eleições de outubro. Pela lei, eles terão que se desincompatibilizar até 1º de abril, ou seis meses antes da eleição, marcada para 2 de outubro.
Entre os nomes que devem deixar o governo estão o secretário de Estado da Justiça e Trabalho, Ney Leprevost (PSD). Deputado federal licenciado, ele já anunciou que vai disputar a eleição. Mas ao invés de tentar um voto mandato na Câmara Federal, Leprevost pretende buscar um retorno à Assembleia Legislativa, como candidato a deputado estadual. Antes de ser eleito deputado federal, ele já teve três mandatos consecutivos no Parlamento estadual, entre 2007 e 2018.
Em 2020, Leprevost abriu mão de disputar a prefeitura de Curitiba a pedido de Ratinho Jr, que preferiu apoiar a reeleição do prefeito Rafael Greca (DEM). Isso apesr de em 2016, Leprevost ter ido ao segundo turno da disputa pelo comando da Capital, com mais de 400 mil votos.
Também deputado federal licenciado, outro que deve deixar o posto é o secretário de Estado da Infraestrutura, Sandro Alex (PSD). No caso dele, a tendência é uma candidatura à reeleição para a Câmara Federal. Em 2021, o secretário comandou o processo de negociação das novas concessões do pedágio com o governo federal.
Senado
O secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva (PSD), é outro que deve deixar o cargo para tentar a sorte nas urnas. Silva é deputado estadual licenciado. Ele pode disputar a reeleição para a Assembleia. Mas seu alvo é mais ambicioso. O secretário sonha com a vaga de candidato ao Senado na chapa de Ratinho Jr. O problema é que o governador pode ter que ceder o posto a nomes de outros partidos, para garantir uma coligação robusta para tentar a reeleição para o Palácio Iguaçu.
Entre os partidos que reivindicam a vaga está o Podemos, do senador Alvaro Dias, que pretende disputar a reeleição. Na disputa do ano que vem, o Paraná vai eleger apenas um senador, o que aumenta a concorrência pela vaga de candidato governista ao cargo.
Outros que pretendem esta vaga estão o ex-deputado federal Alex Canziani, que deixou o PTB e se filiou ao PSD de Ratinho Jr. E também o deputado federal Paulo Eduardo Martins (PSC). A lista inclui ainda a ex-governadora Cida Borghetti (PP) e o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto (PSD), que ganhou notoriedade estadual nos últimos dois anos em razão do enfrentamento da pandemia da Covid-19.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes (PSD) – que também é deputado estadual licenciado – deve igualmente deixar o governo para disputar a reeleição.

Últimas Notícias
Política 13 Mar às 09:34
Deputado deve ser parceiro do Município para revitalizar a Avenida do Arroio Guaçu e adquirir uma retroescavadeira
Política 03 Jan às 09:23
Iniciativa prevê vale de R$ 200 por alunos, promovendo igualdade e impulsionando a economia local
Política 02 Jan às 10:33
Nomes foram definidos por critérios técnicos e políticos
Política 30 Dez às 09:54
Cerimônia é aberta a comunidade e irá ocorrer na Casa da Cultura
Política 20 Dez às 13:51
Laerton Weber e Alex Graunke foram reeleitos com a maior votação da história do Município
Política 03 Dez às 10:25
A entrega dos diplomas foi realizada pelo Juiz de Direito Dr. Luiz Fernando Montini e Promotor de Justiça Dr. Tailor Santana da Silva.
Política 15 Out às 07:27
A mulher de 30 anos que receberia R$ 1.000,00 para levar as armas para São Paulo. Com ela havia mais duas bagagens com mais armas.
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento