Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, nos Estados Unidos em decorrência de um câncer. Ela seguiu para o país para fazer um tratamento experimental contra a doença.
Nos últimos meses, ela foi internada diversas vezes, em uma delas, tratou uma infecção urinária.
Em abril deste ano, Preta Gil fez uma participação surpresa no show de seu pai, Gilberto Gil, no Allianz Parque, em São Paulo.
Na apresentação, pai e filha protagonizaram um momento de muita emoção ao cantarem a música “Drão”. A faixa, lançada originalmente em 1982, foi uma homenagem à mãe de Preta, Sandra Gadelha, terceira esposa do cantor.
A presença de Preta Gil ocorreu após ela ter ficado 15 dias internada
No início de dezembro do ano passado, a artista atualizou o seu quadro de saúde aos fãs e seguidores. Nos vídeos, ela justificou uma viagem aos Estados Unidos em busca de um tratamento alternativo, depois da notícia de que a quimioterapia não teria resultado.
A filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha foi diagnosticada com câncer de intestino em janeiro de 2023 e, após se curar, entrou em remissão. No entanto, a doença voltou em quatro locais diferentes do corpo, incluindo a metástase no peritônio, dois linfonodos e uma lesão no ureter.
m entrevista ao Roda Viva, em março de 2024, a cantora relembrou sua experiência de quase morte, causada por uma septicemia, doença que surge de uma inflamação que se espalha pelo organismo diante de uma infecção. Segundo ela, seu pai, Gilberto Gil, a aconselhou a encarar uma possível morte de frente.
“Tive uma experiência de quase morte. Fui ressuscitada pelos médicos, voltei e, quando passei por essa experiência, meu pai foi me visitar no hospital. Eu estava muito debilitada e ainda estava correndo risco de vida. Ele falava: ‘se conecte com a natureza’... ‘a vida tem um fim’... ele falou um monte de coisa, que na hora não entendi, mas ele, de uma maneira muito poética, muito humana e muito afetiva, falou sobre eu encarar a morte”, revelou.
Trajetória Preta Gil
Nascida em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro, a cantora, atriz e apresentadora é dona de hits como “Sinais de Fogo”, “Decote”, “Vá Se Benzer”, “Cheia de Desejo”, “Só o Amor” e “Meu Xodó”.
Preta se assumiu cantora quase aos 29 anos, depois de enfrentar seus medos e ser convencida por amigos, como Ana Carolina e Ivete Sangalo, a assumir seu lado artístico e largar o trabalho de produtora e publicitária.
Sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa, foi casada com o ator Otávio Müller, com quem teve seu único filho, Francisco Gadelha Gil Moreira Müller de Sá, que nasceu em 1995. Também teve um relacionamento com o mergulhador Carlos Henrique Lima durante quatro anos, entre 2009 e 2013.
O mais polêmico foi com o personal trainer Rodrigo Godoy, que chegou ao fim depois de oito anos, enquanto ela estava em tratamento contra o câncer, após uma traição vir à tona. Mais recentemente, ela admitiu estar vivendo um romance com o cantor Danrei Orrico, O Kannalha.
Apresentadora, esteve no comando do TVZ Ao Vivo, programa de entretenimento do Multishow, que recebe grandes artistas para falar sobre o que está rolando no no mundo da música.
O primeiro álbum de estúdio de Preta Gil foi “Prêt-à Porter”, que foi ao ar em 2003, enquanto o quinto e último disco foi “Todas as Cores”, lançado em 27 de outubro de 2017 pela Sony Music.