A Polícia Civil cumpre na manhã desta terça-feira (20), dois mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão, contra servidores da Prefeitura de Curitiba. De acordo com as informações divulgadas até o momento, o cumprimento dos mandados faz parte da Operação Taxa Extra, desencadeada pelo Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce). Conforme a polícia o alvo é uma quadrilha suspeita de fraudar tributos municipais como IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Móveis) e ISS (Imposto Sobre Serviços).
As investigações iniciaram há cinco meses e foram desencadeadas após denúncia da Procuradoria Geral do Município de Curitiba. Os crimes estariam ocorrendo há pelo menos 10 anos.
Entre os alvos dos mandados, um dos servidores tem mais de 20 anos de trabalho. Um dos mandados de busca foi cumprido na Prefeitura, nas mesas de trabalho dos funcionários suspeitos de envolvimento e em uma Rua da Cidadania.
Detalhes sobre o crime e as investigações serão revelados ainda nesta manhã, em coletiva à imprensa.
A Prefeitura de Curitiba emitiu nota sobre a ação policial. Confira:
A Prefeitura de Curitiba solicitou à Polícia Civil investigação sobre possíveis fraudes em tributos do município (ISS, IPTU E ITBI), após receber denúncias e fazer verificação interna, na qual foram detectadas alterações no sistema responsável por esses dados, durante o ano de 2017. Com a divulgação da investigação Taxa Extra, a Procuradoria Geral do Município vai abrir processo administrativo para tirar do quadro funcional os servidores envolvidos com a fraude.
Colaboração Sesp