Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Pedala Paraná capacita professores para implantação de 20 novas Escolas de Ciclismo no Estado
Formação acontece nos dias 23 e 24 de junho, em Curitiba. Iniciativa amplia o acesso à modalidade e homenageia o professor Adir Luiz Romeo, um dos principais incentivadores do ciclismo paranaense.
Por Agência Estadual de Notícias | Postado em: 22/06/2026 - 08:17

A Secretaria de Estado do Esporte (SEES) realiza nos dias 23 e 24 de junho, no Ginásio do Tarumã, em Curitiba, a capacitação dos professores que atuarão nas novas Escolas de Ciclismo Prof. Adir Luiz Romeo, iniciativa vinculada ao programa Pedala Paraná. A ação marca o início da implantação de 20 escolas em municípios paranaenses e tem como objetivo ampliar o acesso à modalidade, incentivar a prática esportiva e contribuir para a formação de novos ciclistas.

Durante os dois dias de formação, os profissionais indicados pelos municípios participarão de atividades teóricas e práticas voltadas ao ensino do ciclismo, desenvolvimento de habilidades motoras e educação para o trânsito. Após a capacitação, eles serão responsáveis pela condução das atividades nas escolas implantadas em suas cidades.

A criação das escolas representa uma nova etapa do Pedala Paraná, programa do Governo do Estado lançado em 2021 para estimular o uso da bicicleta como ferramenta de esporte, lazer, mobilidade, turismo e promoção da saúde. Atualmente, 74 municípios já aderiram à iniciativa, que conta com ciclorrotas sinalizadas e estruturas de apoio em diversas regiões do Paraná. 

Segundo o diretor de Infraestrutura Esportiva da SEES e coordenador do Pedala Paraná, Rogério Riva, a proposta surgiu a partir de informações levantadas pelo censo realizado pelo programa, que entrevistou mais de 206 mil estudantes e alcançou cerca de 600 mil pessoas por meio das famílias dos participantes.

“A nova fase do programa Pedala Paraná é decorrente do censo dos ciclistas que nós realizamos. Descobrimos quantas bicicletas existiam nos municípios e também identificamos um dado que chamou muita atenção: muitos alunos se declaravam atletas, mas isso não se refletia na participação dos Jogos Escolares. Há muito tempo queríamos ajudar a desenvolver a modalidade de ciclismo nos municípios, e o professor Adir já tinha essa ideia de descentralizar o ensino por meio de escolas espalhadas pelo Paraná. Agora estamos transformando esse projeto em realidade”, afirma.

Os municípios contemplados foram selecionados entre aqueles já integrantes do Pedala Paraná, seguindo critérios como adesão ao programa, realização de eventos nas ciclorrotas, manutenção da infraestrutura existente e indicação de profissionais para a formação de instrutores. 

Como parte do projeto, cada município receberá bicicletas e capacetes cedidos em comodato pelo Governo do Estado para utilização nas atividades. Nesta primeira etapa, a quantidade de equipamentos varia de acordo com o porte da rede pública local e a capacidade de atendimento das escolas. 

As aulas terão foco na iniciação esportiva, no desenvolvimento de habilidades por meio de circuitos de aprendizagem e na conscientização para um trânsito mais seguro. O conteúdo contará com certificação da Escola do Esporte e da Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

A iniciativa também presta homenagem ao professor Adir Luiz Romeo, referência no ciclismo paranaense e colaborador fundamental na estruturação do Pedala Paraná desde a criação do programa. Defensor da formação de ciclistas desde a infância, Adir sempre destacou o potencial do esporte para desenvolver cidadãos mais conscientes e incentivar hábitos saudáveis.  

Com a implantação das Escolas de Ciclismo Prof. Adir Luiz Romeo, a Secretaria de Estado do Esporte busca fortalecer a modalidade em todas as regiões do Paraná, criando oportunidades para crianças e jovens ingressarem no esporte e ampliando a base de formação de futuros atletas do ciclismo paranaense.

Últimas Notícias
Cotidiano 16 Jun às 08:43
Diretores, professores e equipe técnica participaram da primeira reunião para elaboração do documento que definirá os rumos da educação municipal até 2036
Cotidiano 16 Jun às 08:36
O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a Lei nº 23.259/2026, que reduz em cerca de 55% o valor dos exames obrigatórios exigidos pelo Detran-PR.
Cotidiano 15 Jun às 08:12
Certificação máxima do Sebrae reconhece qualidade no atendimento e apoio aos empreendedores de Mercedes
Cotidiano 12 Jun às 09:54
O fenômeno gradativamente se intensifica e atinge o ápice entre a primavera e o verão 2026/2027 do Hemisfério Sul
Cotidiano 12 Jun às 09:50
Projeto gratuito da Casa da Cultura é aberto para crianças, jovens e adultos, mesmo sem experiência musical
Cotidiano 11 Jun às 14:19
Com a telemedicina, moradores agora realizam consultas especializadas sem precisar viajar para outras cidades
Cotidiano 11 Jun às 08:39
Projeto gratuito da Casa da Cultura é aberto para crianças, jovens e adultos, mesmo sem experiência musical
Cotidiano 11 Jun às 08:32
Além de receber a moto, Vitória participou do primeiro encontro oficial com o prefeito Laerton Weber para tratar de ações sociais e futuras representações estaduais
Cotidiano 10 Jun às 08:50
Alep aprovou projeto de lei, de autoria do governo, que reduz custos na obtenção ou renovação da CNH
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento