Você está em: Página Inicial > Esportes
Paraná produziu 1,44 milhão de toneladas de frutas em 2016
Por Massa News | Postado em: 13/04/2018 - 08:00

Líder na produção de feijão e proteína animal, o Paraná também tem um mercado ativo de fruticultura. Em 2016, segundo pesquisa do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, a produção foi de 1,44 milhão de toneladas, o que representa 3,6% da nacional e coloca o Estado como o oitavo maior produtor do País.

O cultivo de frutíferas é desenvolvido de Norte a Sul do Estado por cerca de 27 mil produtores. Na safra de 2016, a produção de frutas ocupou uma área de 60,3 mil hectares, gerando uma renda bruta de R$ 1,5 bilhão, ou 1,7% do Valor Bruto de Produção (VBP) da agricultura paranaense. Entre 2007 e 2016, o segmento registrou crescimento de 2,9%.

Parte dessa alta é decorrente de um trabalho integrado entre os produtores rurais, a Secretaria de Estado da Agricultura, por meio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), e parceiros, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Com o suporte da pesquisa agropecuária, apoio e o empenho de fruticultores, produzem-se hoje no Paraná espécies de clima temperado em regiões quentes, bem como fruteiras tropicais e subtropicais em microclimas nas regiões mais frias”, disse Paulo Fernando de Souza Andrade, engenheiro agrônomo do Deral que acompanha o setor.

Apoio

No Paraná, os produtores exploram cerca de 35 frutas, com destaque para laranja, banana, melancia, tangerina, uva, maçã, limão, abacate, morango e goiaba. Juntas, elas representam 93,1% de toda a produção do Paraná.

Além de dar apoio à cultura de frutas economicamente expressivas, o Estado também dá assistência aos pequenos produtores, a exemplo do abacaxi, que encontrou clima e temperatura ideais nas terras do Noroeste do Paraná. Cerca de 60 produtores, sendo 80% deles provenientes da agricultura familiar, plantam em uma área de 360 hectares. Na safra de 2017/2018, eles produziram 30 mil quilos de abacaxi por hectare.

“Apoiamos os agricultores por meio da assistência técnica especializada, dicas sobre empreendedorismo, visitas a outras regiões produtoras e capacitação, sempre trabalhando para desenvolver e melhorar a organização da produção, além da comercialização dos alimentos”, afirmou Ricardo Domingues, engenheiro agrônomo da unidade municipal da Emater de Santa Isabel do Ivaí.

Para o produtor João Henrique Domingues, que também é presidente da Associação de Produtores de Abacaxi do Noroeste do Paraná (Aproanp), o trabalho da Emater e de outras organizações foi essencial para o desenvolvimento da região. “A cultura do abacaxi só se consolidou aqui por causa desse apoio das instituições”, disse ele, que tem aproximadamente 400 mil pés da fruta em uma área de 12,1 hectares.

Últimas Notícias
Esportes 24 Nov às 09:58
Coxa repete feitos de 2007 e 2010 e garante pela terceira vez o título da segunda divisão
Esportes 18 Nov às 09:13
Última partida da seleção brasileira em 2025 acontecerá em Lille, na França
Esportes 11 Nov às 09:48
Ginásio Elvio Frey recebe as decisões da Liga Sicredi nesta terça e quinta-feira
Esportes 05 Set às 08:03
Seleção brasileira encerra a sua participação nas Eliminatórias na terça-feira (9), fora de casa, contra a Bolívia
Esportes 04 Set às 08:38
Partida acontece nesta quinta-feira (4), às 21h30, no Maracanã
Esportes 01 Set às 16:22
Decisão no Beira Rio terminou com empate em 3 a 3 e vitória do Clube Mártir/Móveis Biolar nos pênaltis; Tapejara garantiu o 3º lugar
Esportes 29 Ago às 15:38
Gruta/Novo Rio do Sul e Clube Mártir/Móveis Biolar duelam pelo título da Copa MCR Amidos
Esportes 28 Ago às 08:14
Definição será em 10 de setembro, na Neo Química Arena; Gui Negão, símbolo de vontade do Corinthians
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento