Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Onça parda morre atropelada em rodovia da região oeste
Por Costa Oeste News | Postado em: 09/11/2023 - 09:21

A Guarda Municipal de São Miguel do Iguaçu recebeu um chamado de moradores do Distrito Vila Ipiranga, na tarde desta quarta-feira (8), para verificar um animal que estava morto às margens da PR-497, sentido São Miguel, próximo do Balneário Ipiranga.
 
Ao chegar no local, os guardas constataram que se tratava de uma onça parda, um felino silvestre que habita a região. O inspetor Paulo César, da Guarda Municipal, explicou como foi a ocorrência: “Os moradores aqui da vila nos relataram que haveria possivelmente uma onça parda atropelada aqui às margens da BR-497. A gente se deslocou para constatar o fato e realmente se trata de uma onça morta. A gente acionou os órgãos competentes, o projeto Onças do Iguaçu”, afirmou.
O projeto Onças do Iguaçu é uma iniciativa que visa conservar a população de onças-pintadas no Parque Nacional do Iguaçu e em seu entorno. O projeto foi acionado pela Guarda Municipal e recolheu o corpo da onça parda para análise. A coordenadora do projeto, Yara Barros, fez a descrição do animal e alertou para os riscos de atropelamentos. 
 
“A gente recebeu um chamado da GM e verificou aqui na beira da estrada, se tratar de uma fêmea adulta, atropelada. Já não é recente, o corpo tem bastante escoriação, aparentemente foi atropelada. É uma área onde tem mato dos dois lados, quem dirige nesse tipo de área tem que entender, que a qualquer momento um animal silvestre pode cruzar a estrada. É uma tristeza perder uma fêmea adulta, num tipo de acidente desse. Onde tem estrada, tem morte, onde tem estrada cruzando área de mata, pode ter bicho correndo. Então, tem que dirigir devagar, tem que tomar cuidado, para que essa cena não se repita mais”, lamentou.
 
A onça parda, também conhecida como suçuarana, puma ou leão-baio, é um felino de grande porte que pode pesar até 72 kg e medir até 2,4 metros de comprimento. Ela se alimenta principalmente de mamíferos de médio e grande porte, como veados, capivaras, porcos-do-mato e macacos. Ela é considerada uma espécie vulnerável, com risco de extinção, devido à perda de habitat, à caça ilegal e aos atropelamentos. A onça parda é protegida por lei e sua caça é proibida. Quem matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão pode ser multado e preso.
 
Últimas Notícias
Cotidiano 03 Dez às 09:08
Essa é a terceira e última vez que o fenômeno acontece neste ano; as ocorrências anteriores foram registradas em 7 de outubro (a 361 mil quilômetros da Terra) e 5 de novembro (a 356 mil quilômetros)
Cotidiano 03 Dez às 09:01
O atrativo será avaliado pela comissão julgadora do Guinness World nesta sexta-feira (5)
Cotidiano 03 Dez às 08:50
Claudecir da Cruz Casanova foi morto a facadas; o pai, Ademir Antônio Casanova, sofreu infarto fulminante
Cotidiano 03 Dez às 08:43
Mobilização apoiada pela Integrada e Provopar rende cadeira de rodas
Cotidiano 02 Dez às 12:15
Pecuaristas podem solicitar reembolso de até R$ 30 por dose, mediante protocolo até a próxima sexta (5) e apresentação das notas fiscais
Cotidiano 02 Dez às 10:24
Choque com animais aconteceu na madrugada desta terça-feira (2) entre Esquina Céu Azul e Diamante do Oeste.
Cotidiano 02 Dez às 09:34
Contran aprova mudança nas regras para emissão da CNH; objetivo é reduzir o custo do documento
Cotidiano 01 Dez às 09:21
Governador anunciou a criação do novo espaço, em Cascavel, para atender diretamente mais de 30 municípios e, indiretamente, mais de 50. A expectativa é que os eventos atraídos pela estrutura injetem R$ 90,2 milhões por ano na economia local.
Cotidiano 01 Dez às 09:06
Paraná tem 333 cidades sob dois alertas do Inmet sobre o perigo de tempestades.
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento