Você está em: Página Inicial > Regional
Ministério Público propõe ação contra prefeito e ex-prefeitos
Problema é a falta de controle de horas extras pagas a servidores municipais.
Por Marechal News | Postado em: 03/01/2018 - 15:42

O reiterado descontrole com o registro e pagamento de horas extras a servidores da Secretaria Municipal de Saúde de São Jorge d’Oeste, no Oeste paranaense, levou o Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de São João, responsável pela comarca, a propor ação civil pública por ato de improbidade administrativa em face do atual prefeito e do secretário municipal de Saúde. Também são requeridos dois ex-prefeitos (gestões 2009-2012 e 01/01/2013-05/11/2013) e três ex-secretários. Com a medida, o MPPR busca proteger o erário de danos causados por pagamentos indevidos, bem como responsabilizar os agentes públicos que autorizaram as irregularidades.

Na ação, a Promotoria de Justiça relata que foi verificado o pagamento excessivo de horas extras a funcionários da pasta de saúde, inclusive a servidores que ocupam funções que, em tese, não demandariam serviço além do horário regular de expediente. O controle do ponto é feito de forma manual e autodeclarada pelos funcionários e o pagamento de horas extras é autorizado, sem qualquer controle ou fiscalização. O promotor de Justiça responsável e servidores da instituição chegaram a ir pessoalmente verificar a situação e constataram as ilegalidades. Desde janeiro de 2016 o MPPR apura o caso. Em agosto daquele ano, inclusive, expediu recomendação ao Município para que fosse instalado ponto biométrico ou eletrônico e que o pagamento de jornadas extras fosse excepcional, o que não foi acatado pelo prefeito, reeleito no ano passado.

A Promotoria destaca na ação que não há como determinar se houve ou não má-fé nas solicitações de hora extra por parte dos servidores nos últimos anos, mas que a ausência de rigor na concessão dos benefícios e a falta de controle dos registros implica em ato de improbidade por parte dos agentes públicos responsáveis pelo Município e pela pasta da Saúde – fato que pode levar a sanções como a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e multa, entre outras.

Últimas Notícias
Regional 07 Nov às 10:46
Também estão sendo oferecidas vagas para a educação em tempo integral e jornada ampliada (contraturno) na Rede Municipal de Ensino
Regional 11 Out às 07:46
Eles estavam a caminho do trabalho quando sofreram o acidente
Regional 16 Mai às 12:24
Além de lidar com resíduos sólidos, o consórcio possibilita a colaboração em diversas áreas, incluindo a gestão de resíduos da construção e resíduos volumosos
Regional 15 Mai às 12:34
São cerca de 350 atletas nas disputas
Regional 23 Fev às 11:30
Água foi encontrada a apenas 30 metros de profundidade
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento