Um homem foi preso após ser flagrado pescando ilegalmente peixes da espécie jaú no Rio Ivaí, em Floresta (a 94 quilômetros de Paranavaí). O pescador foi flagrado no sábado (23) pela Polícia Militar Ambiental com dois peixes: um de 40 quilos e outro de 90 quilos, ambos capturados de maneira ilegal.
De acordo com a polícia, o flagrante aconteceu durante patrulhamento pelo rio. A equipe encontrou um pescador em uma embarcação que, ao perceber a presença dos policiais, desviou o trajeto e levantou suspeitas.
Durante a abordagem, a equipe viu dois peixes da espécie jaú dentro do barco. Ao serem pesados, os exemplares totalizaram 130 quilos. Segundo a polícia ambiental, a pesca desta espécie é proibida para fins de posse e abate no Rio Ivaí, entre o Salto Bananeira até a foz no Rio Paraná, por interesses turísticos e ambientais.
Além disso, o homem não tinha carteira de pesca embarcada e confessou aos policiais que fisgou os peixes utilizando espinhel, um tipo de material proibido.
O pescador foi detido e encaminhado à delegacia de Maringá. Os dois peixes e o material de pesca foram apreendidos. Conforme a Polícia Ambiental, o caso também foi repassado ao Instituto Água e Terra (IAT) para as providências na esfera administrativa.