A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) confirmou, na manhã deste domingo, 10 de agosto, a fuga de oito detentos da Cadeia Pública de Assis Chateaubriand, no Oeste do estado. A unidade é administrada pela Polícia Penal do Paraná (PPPR), que ainda não detalhou como a ação ocorreu.
Durante a fuga, os presos renderam agentes penais, levaram armas da unidade — incluindo uma espingarda calibre 12 — e roubaram uma viatura oficial do Depen. Eles conseguiram escapar e, desde então, forças de segurança, incluindo a Polícia Militar, Polícia Civil e o próprio Depen, atuam de forma conjunta para localizar os fugitivos.
A viatura utilizada na fuga foi localizada abandonada em uma área de mata nas proximidades de Terra Nova do Piquiri. Até o momento, três dos fugitivos já foram localizados e recapturados, sendo que um deles foi baleado durante um confronto com as forças de segurança. Tanto a arma de fogo quanto o veículo foram recuperados. Imagens registradas mostram a viatura sendo levada por um guincho de volta para a cidade.
As forças de segurança seguem empenhadas para encontrar os cinco detentos que permanecem foragidos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado para atendimento após o confronto, mas até agora não há confirmação oficial sobre outros feridos.
A Polícia Penal instaurou um procedimento administrativo para apurar as circunstâncias da fuga. Novas informações devem ser divulgadas nas próximas horas pelo 31º Batalhão da Polícia Militar e pela PPPR.
A recomendação à população é clara: não tente abordar nenhum suspeito. Informações sobre o paradeiro dos foragidos podem ser repassadas à Polícia Militar pelo telefone 190.