Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Estudo no Lago de Itaipu avalia possibilidade de criação de peixes para consumo
Pesquisadores da Usina de Itaipu estudam peixes como tilápia e dourado; reservatório teria potencial de até 400 mil toneladas de peixe por ano.
Por Assessoria | Postado em: 27/01/2025 - 09:02

Pesquisadores da usina, de universidades e de empresas querem avaliar a viabilidade econômica da produção da tilápia no local, assim como os impactos ambientais.

A tilápia é considerada um peixe importado, portanto, não é da bacia do Rio Paraná, e só poderia ser produzida no lago depois de uma decisão entre Brasil e Paraguai.

Atualmente, o acordo entre os dois países proíbe o cultivo de espécies exóticas em águas fronteiriças.

Segundo a Usina, os estudos ambientais com a tilápia vêm sendo feitos desde 2017 e, até o momento, nas condições experimentais avaliadas, não foi possível detectar impactos significativos, de ordem ambiental, gerados pelo cultivo da espécie. No fim de 2024, a Usina de Itaipu e o Ministério da pesca e Aquicultura assinaram um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento sustentável da pesca. 

“Pretendemos potencializar o uso sustentável da produção do reservatório, não só do reservatório, mas também do sul do Mato Grosso do Sul e no litoral paranaense”, diz André Watanabe, engenheiro agrônomo da divisão de reservatório da Itaipu.
 
Em nota, a Usina reforça que o cultivo de espécies exóticas no reservatório deve ser acompanhado de pesquisas para avaliar o impacto ambiental, e cada espécie demanda estudos específicos.

Outro peixe conhecido também está sendo estudado: o dourado. No último dia 14, a Itaipu recebeu 6 mil dourados, que viajaram 700 km, da região de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, até Foz do Iguaçu.

Uma lei estadual proíbe a pesca da espécie nos rios paranaenses, por estar ameaçada de extinção. Mas, quando criada em cativeiro, pode ser pescada. Diferente da tilápia, a criação do dourado não exige autorização dos dois países porque o peixe é nativo da bacia do Rio Paraná.
 
“Queremos promover justamente a utilização do dourado como peixe para consumo, que você não pode pescar, mas tem como consumir através da piscicultura”, Watanabe diz.
 
Nessa primeira etapa, os dourados vão ficar em tanques. Depois, serão transferidos para tanques-rede no lago de ItaipuO reservatório tem 1.350km². Um estudo da usina mostra que esse espaço seria suficiente para produzir 400 mil toneladas de peixes de várias espécies por ano.

Como nem sempre toda essa quantidade de água está disponível, os pesquisadores da Usina, em parceria com a Embrapa, estão aprimorando um sistema que utiliza o mínimo de água possível. Nele, a própria bactéria, comum na produção de peixe, é utilizada para filtrar a água.

O sistema ainda é caro em comparação com métodos tradicionais, como tanques-rede, lagos e açudes. Por isso, novas formas de construção e manutenção estão sendo testadas. 

“O sistema que trabalhamos é superintensivo, conhecido como bioflocos”, diz Celso Carlos Buglione Neto, técnico em aquicultura. “Ele utiliza as bactérias da água, então, se eu jogo essa água fora, estou perdendo as bactérias ‘amigas’, que ajudam a tirar os tóxicos da água do tanque.”

Últimas Notícias
Cotidiano 01 Dez às 09:21
Governador anunciou a criação do novo espaço, em Cascavel, para atender diretamente mais de 30 municípios e, indiretamente, mais de 50. A expectativa é que os eventos atraídos pela estrutura injetem R$ 90,2 milhões por ano na economia local.
Cotidiano 01 Dez às 09:06
Paraná tem 333 cidades sob dois alertas do Inmet sobre o perigo de tempestades.
Cotidiano 01 Dez às 09:00
Iniciativa busca fortalecer o espírito natalino e ampliar a participação popular
Cotidiano 28 Nov às 09:09
Soja, feijão, cevada e milho são os que mais contribuíram para que a safra fosse recorde, lembrando que o milho paranaense, individualmente, foi o cereal que mais contribuiu para essa super safra, pois atingiu o recorde de 21 milhões de toneladas.
Cotidiano 28 Nov às 08:55
Ex-presidente está detido na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília; filhos de Bolsonaro confirmaram atendimento médico
Cotidiano 28 Nov às 08:52
Empregadores devem pagar a primeira parte ou a parcela única nesta sexta (28); entenda porque o valor deve ser mais alto que o pagamento realizado em dezembro
Cotidiano 28 Nov às 08:42
Obra de R$ 1,5 milhão cumpre meta do Plano de Governo e transfere a estrutura para área mais adequada e afastada do centro
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento