Você está em: Página Inicial > Política
Dos quatro novos deputados no Paraná, só um é estreante na Assembleia
Por Bem Parana | Postado em: 09/11/2021 - 09:17

Tomaram posse nesta segunda-feira (8) quatro novos deputados estaduais, que assumem após a cassação do mandato de Luiz Fernando Francischini (PSL) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram empossados para a 19ª Legislatura Adelino Ribeiro (Patriotas), Nereu Moura (MDB), Elio Rusch (DEM) e Pedro Paulo Bazana (PV). Como os votos dados a Francischini na eleição de 2018 foram considerados nulos, mais três deputados perderam seus mandatos, com base no quoeficiente eleitoral. Também deixaram o Poder Legislativo os deputados Emerson Bacil, Do Carmo e Cassiano Caron, todos do PSL. Dos quatro novos deputados, três já ocuparam uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Adelino Ribeiro nasceu em Goioerê, na região Centro-Oeste, em 1965. Vive há 35 anos em Cascavel, onde se elegeu vereador em 1997. Garantiu a reeleição em 2000 como vereador mais votado da cidade. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2010, sendo reeleito em 2014.

Nereu Moura assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa pela primeira vez em 1993. Candidatou-se novamente nas eleições de 1994, elegendo-se com 35.619 votos, sendo um dos mais votados do Paraná. Foi reeleito nos anos de 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014.

Elio Rusch iniciou sua trajetória política na década de 1970, ao se eleger vereador pela primeira vez em Marechal Cândido Rondon, ocupando essa posição ainda outras duas vezes. Atuando na Assembleia Legislativa desde 1991, ano em que assumiu pela primeira vez. Nesta legislatura assumiu por duas vezes em razão da licença maternidade da deputada Maria Victoria (PP), exercendo o seu oitavo mandato consecutivo como deputado estadual.

Único estreante na Assembleia Legislativa, Pedro Paulo Bazana nasceu em 1967 e tomará posse para seu primeiro mandato como deputado estadual. Ex-vice-prefeito de Arapongas, Bazana obteve 21.145 votos no último pleito para deputado. Em 2020, foi candidato a prefeito de Arapongas, não sendo eleito. Atualmente é o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Arapongas.

 

O motivo das mudanças

Francischini obteve uma votação recorde no último pleito, com mais de 400 mil votos, colaborando para a eleição dos demais deputados. Com o recálculo realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), houve uma nova distribuição de votos válidos e, dessa forma, a recomposição das demais vagas, fazendo com que os outros três deputados do partido perdessem seus mandatos.

No dia 3, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), realizou a leitura de notificação expedida pelo TRE-PR sobre a decisão do TSE. Em seguida, o chefe do Legislativo declarou a vacância de quatro mandatos parlamentares e convocou os deputados suplentes.

 
Últimas Notícias
Política 30 Out às 09:07
Deputado afirmou que o Republicanos apoiará Tarcísio se ele for candidato em 2026 e defendeu alianças com Ratinho Júnior
Política 02 Out às 07:47
Votação será realizada das 8h às 17h e os eleitores devem apresentar documento de identificação; veja o que pode e o que não pode
Política 01 Set às 08:41
Levantamento Gerp aponta que Lula cresce em cenários de 1º turno, mas aparece em desvantagem em disputas de 2º turno contra Bolsonaro, Michelle e Tarcísio
Política 29 Ago às 08:10
Levantamento ainda mostra empate técnico entre petista e Michelle Bolsonaro, em um eventual segundo turno
Política 22 Ago às 09:25
Levantamento da Quaest também destaca que 84% dos paranaenses aprovam o governo de Ratinho Jr e a maioria elegeria um sucessor indicado pelo governado
Política 19 Ago às 08:14
Pleitos fora de época serão em São João e Cruzeiro do Iguaçu, no Sudoeste, e São Tomé, no Noroeste do estado
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento