Você está em: Página Inicial > Política
Bolsonaro chega ao PR para lançar revitalização do sistema de Furnas, em Foz do Iguaçu
Por G1 | Postado em: 25/02/2021 - 13:58

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou ao Paraná para lançar a revitalização do sistema de Furnas, na subestação de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, na manhã desta quinta-feira (25), conforme a Itaipu Binacional.

Segundo a usina, o sistema de Corrente Contínua de Alta Tensão (CCAT) de Furnas é responsável pela transmissão ao mercado brasileiro da energia que o Paraguai não consome (leia mais abaixo).

A revitalização é essencial para reforçar a segurança energética do Brasil para as próximas décadas, pois o sistema de Furnas opera há 36 anos e está no fim da vida útil, conforme a usina.

De acordo com a Itaipu, o investimento será de cerca de R$ 1 bilhão, com aporte da margem brasileira da usina nos próximos cinco anos.

A cerimônia também contará com a o lançamento do plano expansão de energia, documento publicado anualmente pelo Ministério de Minas e Energia para o planejamento das políticas públicas do setor.

Participará do evento o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o governador do Paraná, Ratinho Junior, o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, e o diretor-presidente de Furnas, Pedro Eduardo Fernandes Brito, entre outras autoridades.

Energia excedente

O Paraguai tem direito a 50% da produção de Itaipu, entretanto, com 15% supre cerca de 90% de consumo de energia do país.

O excedente de produção não utilizado pelo país vizinho é comprado pelo Brasil, segundo a Itaipu. A energia total de usina abastece em torno de 14% de toda a demanda brasileira.

De acordo com a hidrelétrica, a revitalização é considerada estratégica para os dois países, tanto pela garantia de acesso ao mercado brasileiro, como pela segurança energética.

Plano de expansão de energia

O Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE-2030), que será assinado na cerimônia, é um documento publicado pelo Ministério de Minas e Energia.

Ele apresenta uma visão integrada da expansão da demanda e da oferta de recursos energéticos para os próximos dez anos. O documento sinaliza e orienta decisões dos agentes no mercado de energia.

O objetivo do plano é assegurar a expansão equilibrada da oferta energética, com sustentabilidade técnica, econômica e socioambiental.

Sistema de Furnas

Conforme o gerente do Departamento de Operação do Sistema da Itaipu, Rodrigo Pimenta, os sistemas de corrente contínua, que é utilizado em Furnas, são ideais para transmitir energia em longas distâncias, porque têm perdas menores, na comparação com a corrente alternada.

O custo das linhas de transmissão em corrente contínua também é menor, porque utiliza menos cabos e as torres são mais simples.

Quando Itaipu foi construída, o sistema de corrente contínua era a única forma tecnicamente viável de escoar parte da energia produzida pela usina na frequência de 50Hz para o sudeste do Brasil, que passava por grande expansão industrial.

Atualmente, o Brasil conta com mais dois sistemas similares, que são utilizados para ligar usinas localizadas na região norte do país, distantes dos centros consumidores, segundo o gerente.

Últimas Notícias
Política 30 Out às 09:07
Deputado afirmou que o Republicanos apoiará Tarcísio se ele for candidato em 2026 e defendeu alianças com Ratinho Júnior
Política 02 Out às 07:47
Votação será realizada das 8h às 17h e os eleitores devem apresentar documento de identificação; veja o que pode e o que não pode
Política 01 Set às 08:41
Levantamento Gerp aponta que Lula cresce em cenários de 1º turno, mas aparece em desvantagem em disputas de 2º turno contra Bolsonaro, Michelle e Tarcísio
Política 29 Ago às 08:10
Levantamento ainda mostra empate técnico entre petista e Michelle Bolsonaro, em um eventual segundo turno
Política 22 Ago às 09:25
Levantamento da Quaest também destaca que 84% dos paranaenses aprovam o governo de Ratinho Jr e a maioria elegeria um sucessor indicado pelo governado
Política 19 Ago às 08:14
Pleitos fora de época serão em São João e Cruzeiro do Iguaçu, no Sudoeste, e São Tomé, no Noroeste do estado
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento