O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB) confirmou que deixará o cargo no dia 6 de abril. O anúncio de descompatibilização ocorreu após reunião com secretários no fim da manhã de segunda-feira (26).
A vice-governadora Cida Borghetti tomará posse no 7 de abril. De acordo com Richa a decisão veio após conversas com pessoas i importantes, apoiadores e partidos aliados. "Não tenho apego a cargo, título ou posição, estou na política pra servir. Por isso tomo decisão com muita calma e cautela", falou o governador que foi reeleito em outubro de 2014 para o segundo mandato
"São partidos que ajudam a garantir a governabilidade na Assembleia Legislativa", falou o governador durante o discursos.
Richa comentou as medidas tomadas para ajuste fiscal no estado e falou que o "estado tem um situação privilegiada".
Carlos Alberto Richa nasceu em Londrina e é filho do ex-governador José Richa.
Nasceu em 29 de julho de 1965 e é formado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Disputou a primeira eleição em 1992, para vereador de Curitiba, mas terminou como suplente. Foi eleito deputado estadual dois anos depois, já pelo PSDB, sendo reeleito em 1998.
Tornou-se vice-prefeito de Curitiba em 2000, na chapa encabeçada por Cássio Taniguchi (PFL).
A primeira tentativa de chegar ao Governo do Paraná ocorreu dois anos depois, ficando em terceiro lugar na eleição vencida por Roberto Requião (PMDB). Retornou, então, à Prefeitura de Curitiba na condição de vice para, em 2004, ser eleito prefeito. Foi reeleito em 2008.
Antes do término do mandato, Richa renunciou em março de 2010 para se tornar apto a concorrer novamente ao governo do estado naquele mesmo ano. Venceu a eleição no primeiro turno, derrotando o ex-senador Osmar Dias.