Você está em: Página Inicial > Entretenimento
Proibição de passaporte da vacina é aprovada na CCJ
Por Bem Parana | Postado em: 16/02/2022 - 09:40

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (15), por dez votos a dois, parecer favorável a projeto que proíbe a exigência de passaporte da vacina contra a Covid-19 no Paraná. A proposta tramita em regime de urgência, mas segundo o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), só deve ser votado em plenário depois do feriado do Carnaval. A proposta proíbe a exigência do comprovante de vacinação contra a Covid-19 como requisito de acesso à lugares e ou serviços.

De acordo com a proposta, fica proibida a “exigência de documento discriminatório, certidão, atestado, declaração ou de passaporte sanitário comprobatório de vacinação” contra Covid-19. A proposta é assinada pelos deputados Ricardo Arruda (PSL), Coronel Lee (PSL), Delegado Fernando Martins (PSL) Delegado Jacovós (PL), Soldado Fruet (PROS) e Gilberto Ribeiro (PP).

 

A matéria recebeu parecer favorável do relator, deputado Márcio Pacheco (PDT), um dos defensores da proposta. “É inviolável o direito à liberdade de consciência e crença, além de livre pensamento e locomoção. Não há lei que ampare as ações que estão sendo colocadas por algumas autoridades e gestores, ferindo direitos da Constituição. Não há base para tais ações. Obrigar a isso é antijurídico. O passaporte fere a livre escolha”, alegou Pacheco.

Levantamento do Tribunal de Contas do Paraná (TCE/PR) divulgado em novembro apontou que 17% dos municípios paranaenses já implementaram ou pretendem implementar lei que institui o “passaporte da vacina” — exigindo dos cidadãos a apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19 para entrar em determinados locais e participar de eventos. Segundo o levantamento, 14 municípios já haviam adotado a medida e 54 pretendiam fazê-lo no futuro. Além disso, outros órgãos públicos, como universidades públicas e o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR) também têm exigido o passaporte sanitário para volta às aulas e acesso às suas dependências.

 

Negacionismo
Na discussão do regime de urgência para a matéria, na semana passada, em plenário, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) criticou o caráter ideológico do projeto. “Não estamos tratando aqui sobre o direito de ir e vir, que está garantido na Constituição. Infelizmente esse debate serve a este movimento antivacina. É uma jogada política. A vacina salva vida. Saúde pública não pode ser tratada pelo viés ideológico e negacionista”, lamentou.

Na CCJ, votaram a favor do parecer Ricardo Arruda e Delegado Jacovós, além dos deputados Homero Marchese (PROS), Tião Medeiros (PTB), Maria Victoria (PP) e Evandro Araújo (PSC). A deputada Cristina Silvestri (CDN) e o deputado Tadeu Veneri (PT) votaram contra a proposta. Antes de ir a plenário, o projeto será debatido nas Comissões de Saúde Pública e Indústria, Comércio, Emprego e Renda.

Últimas Notícias
Entretenimento 04 Nov às 10:12
Investimento foi de R$ 367 mil para a compra de uma ambulância e dois carros
Entretenimento 29 Out às 12:10
Aulas terão início na próxima segunda-feira; inscrições estão abertas
Entretenimento 19 Ago às 14:34
Este é o evento mais tradicional do município
Entretenimento 03 Jul às 06:53
Investimento é de R$ 395 mil no novo equipamento
Entretenimento 12 Jun às 13:55
Prefeitura realiza uma limpeza geral na cidade e nos distritos a cada dois meses
Entretenimento 04 Jun às 06:31
Sorteio ocorrerá às 20h, horário de Brasília, em São Paulo
Entretenimento 10 Mai às 11:29
O sistema meteorológico que provocou as chuvas mais intensas, volumosas e generalizadas no Estado foi de baixa pressão vindo da Argentina/Paraguai, que atuou nos dias 12 a 17. As chuvas mais abundantes se concentraram no Litoral e Sudoeste do Paraná.
Entretenimento 06 Mai às 11:20
Peça aborda temas como amor, desafios, reciclagem e valorização social
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento