Você está em: Página Inicial > Policial
PF e Receita Federal deflagram operação em Toledo, Cascavel e região, SC e RS também teve alvos
Foram cumpridos 9 mandados de prisão preventiva, 13 mandados de busca e 22 mandados de sequestro de bens e valores...
Por Policia Federal | Postado em: 17/06/2024 - 07:43

A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, deflagrou na manhã desta segunda-feira (17) a Operação Contraface, com o objetivo de desarticular organização criminosa (Orcrim) estabelecida em Cascavel/PR e Toledo/PR, dedicada ao tráfico internacional de entorpecentes e armas de fogo.

Foram cumpridos 9 mandados de prisão preventiva, 13 mandados de busca e 22 mandados de sequestro de bens e valores nas cidades de Cascavel/PR, Toledo/PR, Medianeira/PR, Erechim/RS e Florianópolis/SC, todos ele expedidos pelo Juízo da 4ª Vara Criminal Federal de Cascavel/PR.

Apurou-se que o grupo criminoso, capitaneado por empresários de Cascavel/PR e Toledo/PR: (i) importava maconha e pistolas do Paraguai; (ii) armazenava-as provisoriamente em depósitos diversos espalhados na região oeste do Paraná; (iii) adquiria veículos diversos, especialmente caminhões, para transportá-las; (iv) constituía empresas fictícias para figurar como proprietárias de tais veículos; (v) criava compartimentos ocultos nos automotores; (vi) simulava a venda dos veículos para os motoristas contratados para dirigi-los; (vi) transportava as armas e a droga para vários Estados do Brasil; e (vii) constituía contas bancárias tituladas por pessoas físicas e jurídicas interpostas para lavar o dinheiro obtido com suas práticas criminosas.

Ao longo das investigações, iniciadas em maio de 2023, foram apreendidos diversos carregamentos de entorpecentes e armas de fogo pertencentes ao grupo, totalizando aproximadamente 26 toneladas de maconha 8 pistolas. Também se identificou que, de 2021 até a presente data, a Orcrim teria movimentado ao menos R$ 14 milhões de origem criminosa.

Razão para o nome da operação - OPERAÇÃO CONTRAFACE, faz alusão ao lado oculto de empresários até então visto como bons homens de negócios.

Caso emblemático (“Operação Drake”):

Rio de Janeiro/ RJ - Em 19/10/2023, 4 agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro e um advogado foram presos na deflagração da “Operação Drake”, suspeitos de inicialmente escoltarem um caminhão frigorífico carregado com 16 toneladas de maconha, venderem a droga nele armazenada e, finalmente, liberarem o motorista que estava conduzindo o automotor. Referido caminhão pertencia ao grupo criminoso alvo da operação deflagrada hoje (“Operação Contraface”).

Últimas Notícias
Policial 31 Jan às 09:47
A esposa da vítima relatou que havia saído de casa por volta das 12h e retornado às 22h30
Policial 31 Jan às 09:19
No crime, dois homens foram baleados em uma residência na Rua Amapá
Policial 31 Jan às 09:17
Como o automóvel estava preso entre troncos, foi necessário o uso de um guincho para a remoção
Policial 31 Jan às 09:13
Segundo o relato da vítima, um suposto comprador entrou em contato.
Policial 30 Jan às 09:18
Segundo uma moradora da casa, tudo começou quando ela estava no quarto mexendo no celular e, de repente, ouviu gritos vindos do cômodo ao lado
Policial 29 Jan às 08:57
A equipe policial foi acionada rapidamente e conseguiu localizar e prender o indivíduo
Policial 29 Jan às 08:51
Apesar dos danos, não houve vítimas
Policial 29 Jan às 08:48
A ação ocorreu após uma denúncia anônima, informando que dois suspeitos estavam se deslocando para Cascavel para buscar entorpecentes.
Policial 28 Jan às 10:06
Segundo o rapaz, sua mãe ouviu e viu o automóvel, um VW Gol CL, ano 1989, cor azul, saindo da residência por volta das 04h30
Trazendo o melhor da nossa cidade e região
Tags Populares
Social
Tecnologia e desenvolvimento