O município de Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná, registrou sensação térmica de 52,1°C nesta terça-feira (21), segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Embora a sensação de calor, a temperatura máxima registrada na cidade foi de 35,8°C. A diferença entre os dois valores se deve porque a definição da sensação térmica leva em conta a temperatura do ar e a umidade.
Segundo o Simepar, esse número é medido por meio de uma estação meteorológica, que faz a conexão entre os dois fatores.
Enquanto a temperatura do ar é obtida em lugares fechados, protegida do vento e do sol, a sensação térmica é equivalente ao calor que o corpo humano sente nas condições de um lugar em um determinado momento.
Quando a umidade do ar e a temperatura estão altas, o suor da pele, que tem a função de refrigerar o corpo, não evapora rapidamente, fazendo com que a sensação de calor seja maior para cada pessoa.
Em dias frescos, o vento pode aumentar a sensação de frio, o que acelera a perda de calor do corpo.
Outras cidades também registraram sensações térmicas elevadas. Confira:
Paranaguá: 45,9°C
Antonina: 45,8°C
Guaratuba: 38,8°C
Cada pessoa pode sentir a sensação térmica de maneira diferente
A sensação térmica não é a mesma para todo mundo. Cada corpo pode ter uma sensação maior de calor, seja pela roupa, condicionamento físico, idade, metabolismo ou hábitos alimentares.
Além disso, o cálculo, tanto do índice de calor, quanto de frio é baseado em uma equação matemática que considera as características médias da população.