Dezenas de pessoas participaram nesta terça-feira (14) de reunião promovida pelo Conselho Comunitário de Segurança – CONSEG, para discutir o aumento dos golpes praticados por telefone em Marechal Rondon e municípios da comarca.
O encontro contou com a presença de membros da diretoria do Conselho, de empresários, funcionários e demais pessoas da comunidade, além de um grande grupo da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios.
No encontro, o delegado de Policia Civil, Júlio Krueger, e o tenente Beiger, do Batalhão de Polícia de Fronteira - BPFron, repassaram informações sobre alguns tipos de golpes que já foram registrados no município e deram dicas sobre como as pessoas devem se comportar diante dessas situações.
O tenente Beiger relatou que a cada dia que passa, os criminosos se reinventam e criam novos golpes.
“A população deve ficar atenta e antes de qualquer transação bancária, a orientação é para que confirme dados ou dependendo do golpe, para que ligue para a pessoa ou parente em questão, para confirmar ou não a veracidade dos fatos”, explicou o tenente do BPFron.
O delegado Júlio Krueger também reforçou o fato de que as pessoas devem ficar atentas com ofertas “milagrosas” principalmente na venda de veículos, ou em propostas de ganhos salariais extraordinárias.
“Estamos investigando esses grupos e na maioria dos casos, são golpistas que atuam de dentro de presídios de vários estados brasileiros. O trabalho leva tempo mas estamos avançando”, afirmou o delegado rondonense.
O presidente do CONSEG Marechal, Victor Morel, agradeceu as dezenas de pessoas que participaram da reunião desta terça-feira, e adiantou que novos encontros acontecerão.
“Nosso objetivo é promover mais encontros do gênero, para que a população possa ter conhecimento dos golpes e receber orientações sobre como se comportar diante de possíveis golpes”, disse o presidente do CONSEG.
Uma cartilha será produzida pelo Conselho Comunitário de Segurança para ser distribuída à população, facilitando o acesso às informações que possam ajudar na prevenção dos golpes.
Dicas para se defender? (Informações fornecidas pelos BPFron)
● Cuidado com dados inseridos em redes sociais e na internet
● Confirmar todos os dados antes de realizar uma compra
● Contatar as autoridades quando desconfiar de alguma situação envolvendo seu nome e seus dados
● Não realizar repasses de valores a terceiros
● Utilizar cartões temporários em compras online
● Confirmar dados de autoridades ou prestadores de serviços (advogados, consultórios, policiais, etc.)
● Pesquisar na internet sobre “golpes”
● Registrar Boletim de OcorrênciaTELEFONES ÚTEIS