O Governo do Estado montou uma força-tarefa para ampliar a quantidade de leitos disponíveis para tratamento da Covid-19 em Cascavel, na Região Oeste. A estimativa é que nos próximos dias sejam abertos na cidade mais 32 – 22 leitos unidades de terapia intensiva (UTI) e 10 de enfermaria. A medida é uma resposta da Secretaria de Estado da Saúde para os altos índices de ocupação no município, que atingiu 100% há alguns dias.
“O quadro é muito grave. O Governo do Paraná está fazendo todo o investimento possível para ampliar a estrutura em Cascavel. Apenas com equipamentos e diárias de leitos já aplicamos na cidade R$ 50 milhões. Mas a estrutura é finita. Precisamos contar com o apoio da população, para que acate o pedido de ficar em casa neste momento”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
A secretaria informou que essa nova entrega vai habilitar 12 leitos de UTI e 10 de enfermaria no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), referência para o tratamento da doença em Cascavel. O Estado encaminhou também equipamentos para ajudar na abertura de outras 10 UTIs no Hospital Municipal.
“Com isso, apenas o Hospital Universitário passa a ter 75 leitos, sendo 50 de UTI e 25 de enfermaria”, destacou o secretário.