Cascavel tem 207 casos confirmados de dengue, sendo 204 autóctones (contraídos no próximo município e mais de 700 pessoas aguardam resultado de exame com suspeita da doença.
Hoje um mutirão foi iniciado e em poucas horas cerca de 30 caminhões de lixo foram enviados ao aterro.
A população está colocando todo tipo de lixo nas calçadas, além dos pequenos recipientes. Até esse horários, as equipes conseguiram circular por 50% das ruas da Região Oeste. "Voltaremos em todas as ruas até o fim do dia. Ainda dá tempo das pessoas colocaram o lixo na frente das moradias", alertou o gerente do Território Cidadão, Ailton Lima.
Caso os moradores não tenham como deixar os materiais na rua, a orientação é para depositar os lixos recolhidos do quintal, devidamente embalados e levar nos pontos de apoio que serão montados nas regiões de limpeza.
Foram disponibilizados três pontos de apoio, com "caçambão" cedido pela Sanepar, com capacidade para 35 toneladas, o que equivale a quatro caminhões."Este não é um movimento festivo. É um momento de grande trabalho e de união de esforços. Temos de ter consciência de que esta ação pode salvar vidas. Se uma morte for evitada, já terá valido a pena". Com estas palavras, o prefeito Leonaldo Paranhos motivou o grupo de 600 pessoas que se reuniu no início da manhã de hoje (11) em frente ao Paço Municipal, de onde foi dada a largada o Mutirão Água Boa - Cidade Limpa, que iniciou pela Região Oeste da cidade, promovendo uma verdadeira "faxina" no Município.
Desse contingente, cem pessoas são soldados do Exército. Os demais são servidores das secretarias de Obras, equipes de roçadas, da Guarda Municipal e Patrimonial, Defesa Civil, Agricultura, demais secretarias, agentes de combate a endemias, funcionários da Sanepar, da Ambiental, entre outros parceiros. As equipes foram divididas em grupos, e partiram em direção à Região 1, que engloba quatro territórios contendo os bairros Alto Alegre, Parque Verde, Recanto Tropical, Coqueiral, Loteamento FAG, Santa Cruz, Esmeralda, Santos Dumont, Guarujá, XIV de Novembro e Centro. Dos Pontos de Apoio, cada grupo seguiu para as ruas do bairro fazendo um verdadeiro mutirão de serviços.
"O nosso objetivo é evitar uma epidemia na cidade", reforçou Paranhos, lembrando que já temos dois óbitos registrados na última semana por dengue contraída no próprio Município (autóctone). Hoje também a Saúde atualizou os dados da doença. Já são 204 casos confirmados de dengue autóctone em Cascavel e 207 no total. "É preciso cuidar dos detalhes. Pequenos depósitos que muitas vezes passam despercebidos podem esconder um grande mal". Paranhos também lembrou que já se sabe que não será possível terminar o Mutirão em três dias. "Não tem problema. Vamos dar continuidade enquanto for preciso".
Foram disponibilizados três pontos de apoio, com "caçambão" cedido pela Sanepar, com capacidade para 35 toneladas, o que equivale a quatro caminhões.
Pontos de Apoio Região Oeste
14 de Novembro/Guarujá
- Salão da Capela São Sebastião: Rua da Amizade, 700.
Caçambão: Fundos da Escola Ana Neri
Santa Cruz/Esmeralda/Santos Dumont/FAG
- Praça CEU: Av. Tito Muffato esquina com Rua Caiçaras
Caçambão: Fundos do CEU das Artes
Alto Alegre/Coqueiral/Tropical/Parque Verde
- Salão Comunitário Aclimação: Rua Recife, 5.333
Caçambão: Fundos do Centros de Iniciação Esportiva - Campo do Palmeiras
Centro
Barracão Territórios: Rua Vitória, esquina com a Avenida Assunção
Números por bairro:
Aclimação: 10
Alto Alegre: 93
Canadá: 03
Cancelli: 05
Centro: 06
Claudete: 01
Coqueiral: 18
Country: 01
Esmeralda: 04
Floresta: 03
Guarujá: 03
JD Independência: 01
Lago Azul: 01
Maria Luiza: 02
Melissa: 01
Neva: 02
Nova Cidade: 01
Nova York: 01
Pion.Catarinenses: 04
Palmeiras: 03
Parque São Paulo: 01
Parque Verde: 03
Rio Salto: 01
Riviera: 01
Santa Felicidade: 02
Santa Cruz: 08
Santa Mariana: 01
Santo Onofre: 04
Santos Dumont: 01
São Cristovão: 01
São Salvador: 01
Sede Alvorada: 01
Tropical: 04
Siena: 01
Universitário: 07
XIV de Novembro: 02
TOTAL: 207
Próximos territórios
Sexta-feira (12): Área 2: Toda a estrutura do Mutirão seguirá para a Área 2, que engloba os bairros: Brasmadeira, Interlagos, Cataratas, Morumbi, Periolo, Floresta, Brasília, Canadá, Country e Cancelli. A concentração das equipes será às 8 horas, no Ecopark Morumbi.
Sábado - Área 3 : A estrutura segue para a Área 3: Maria Luiza, Neva, Parque São Paulo, Santa Felicidade, Universitário, Cascavel Velho, Região do Lago, Pacaembu e São Cristóvão. A concentração será às 8 horas, no Calçadão do Bairro Cascavel Velho.