Argentina reforça segurança na fronteira para combater contrabando
Ação é resultado de uma série de acordos militares e de segurança assinados a partir de março de 2016
Por Catve |
Postado em: 06/08/2019 - 14:03
As quatro lanchas, tipo canhoneiras Mkii, foram entregues a uma semana em Posadas, capital de Missiones, a pouco mais de 300 quilômetros de Foz do Iguaçu no Brasil.
Elas serão utilizadas em patrulhamento dos rios Paraguai e Paraná, num raio de quase mil quilômetros, chegando a Puerto Iguazú na fronteira com o Brasil e o Paraguai.
Junto com os equipamentos, vieram também consultores israelenses. A intenção é controlar o contrabando de drogas e mercadorias contrabandeadas.
A entrega dos equipamentos faz parte de uma série de acordos militares e de segurança assinados a partir de março de 2016, entre os governos federais da Argentina, Estados Unidos e Israel.
Os convênios também possibilitam a instalação de bases militares, tanto no extremo sul do país como nas zonas fronteiriças do noroeste e nordeste.
O governo da Argentina autorizou ainda a presença de tropas americanas do comando sul, sem consulta prévia ao congresso argentino.
Os Vants, aeronaves não tripuladas israelenses, foram comprados em 2009 por quase R$ 28 milhões. Foram usados em algumas operações da Polícia Federal na fronteira mas em 2016 pararam de voar por falta de manutenção.
Agora, os dois veículos aéreos que estavam em uma base montada no aeroporto de São Miguel do Iguaçu, foram entregues a força área brasileira e levados para o Rio de Janeiro depois de um investimento de R$ 150 milhões no projeto.
A base foi desmontada e o espaço, devolvido à prefeitura da cidade. A força aérea brasileira pretende restaurar os aviões e já fechou um acordo com uma empresa de Israel que também vai treinar o pessoal e fornecer serviços de suporte para os Vants por três anos mas a FAB não informou onde pretende usa-los.
Ainda falando em segurança, na terça-feira (6) o governo paraguaio, confirmou a autorização para o ingresso de instrutores militares de uma tropa de elite. O grupo chega neste final de semana e a princípio, vai treinar agentes para combater o crime organizado.
Redação Catve.com