O Banco de Sangue Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) de Toledo está sofrendo com a falta de médicos. Durante o mês de fevereiro o espaço deve receber poucos doadores, mas engana-se quem pensa que isso está acontecendo pela falta de pessoas dispostas a realizar o ato da doação, o problema é a falta de médicos na Unidade.
Com a falta de médicos as coletas estão sendo realizadas apenas nas quintas-feiras, o que diminui consideravelmente a quantidade de bolsas de sangue coletadas, consequentemente menos doentes serão beneficiados com esse sangue. O Hemepar também tem sofrido por conta da falta de outros profissionais na equipe e isso acarretou em uma diminuição da coleta também na quinta-feira. Em dias normais eram coletadas 45 bolsas e agora no único dia disponível para doações são 30 bolsas coletadas.
A instituição costuma contar com os trabalhos de três profissionais da área médica, no entanto apenas um médico tem realizado os serviços na instituição.
Dois dos três médicos do quadro do Banco de Sangue não estão mais no local. Um deles faz parte do grupo de risco da Covid-19 e foi afastado, enquanto a outra era bolsista e encerrou o seu contrato, pois passou em outro concurso público e ainda não foi substituída. Com isso o Hemepar ficou com apenas um médico, que precisou entrar em férias. Outro profissional está cobrindo as suas férias, realizando os trabalhos no local uma vez por semana, todas as quintas-feiras.
O chefe da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Alberi Locatelli, esclarece a situação. “Nós estamos tendo um problema maior com a falta de médicos no Banco de Sangue durante o mês de fevereiro. Um desses médicos tem contrato pelo Consórcio e precisou tirar férias neste mês. Ele teve que tirar férias este mês por questões legais, mas temos um substituto que realiza o trabalho uma vez por semana. Outro profissional foi afastado por fazer parte do grupo de risco da Covid-19, já a outra contratada era bolsista e passou em um concurso público. Nós estamos buscando a contratação de mais um médico bolsista, mas ainda não tivemos interessados. Esperamos que esse problema seja solucionado o quanto antes”, informa.
Agendamento e ações preventivas a COVID-19
Em 2021, o banco de sangue pretende dar continuidade com os agendamentos para realizar as doações. Para marcar horário, o processo é realizado exclusivamente através do telefone (45) 3379-3752. “Com o agendamento conseguimos manter uma rotina segura e organizada em relação ao número máximo de 45 doadores diários”, explica a assistente social, Melânia Aparecida Marin.
No local, são realizados os cuidados necessários contra o Novo Coronavírus, como, a devida higienização de todo o espaço e equipamentos, a disponibilização de álcool em gel 70%, o distanciamento entre os doadores e o agendamento, que também serve como uma forma de evitar aglomerações no ambiente.