O começo do fim da pandemia causada pelo Novo Coronavírus (Covid-19), parece estar chegando. Na manhã deste domingo (17), a 20ª Regional de Saúde de Toledo recebeu os primeiros insumos que serão utilizados para a vacinação contra a doença.
Os insumos saíram de Curitiba, na Central de Suprimentos e Abastecimentos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), com direção às regionais de saúde, que serão as responsáveis por repassar os insumos para os municípios. Os materiais que chegaram a 20ª Regional de Saúde vão de seringas e agulhas até aventais, máscaras e carteirinhas.
Os profissionais da 20ª Regional de Saúde deverão realizar a separação dos materiais nesta segunda-feira (18). A entrega para os 18 municípios da região ocorrerá a partir das 08h00 da próxima terça-feira (19).
Os insumos saíram de Curitiba em quatro caminhões contendo mais 2,2 milhões de itens. Os artigos também foram entregues neste domingo na 09ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu. Os veículos foram escoltados pela Polícia Militar (PM), durante todo o percurso. A ação ainda contou com o apoio logístico da Defesa Civil do Estado do Paraná.
Em uma de suas redes sociais, o chefe da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Alberi Locatelli, reiterou a importância do momento vivido na manhã deste domingo. “Um momento especial, para ficar na história, depois de quase um ano de espera, em uma guerra que enfrentamos um inimigo invisível, sem armas, apenas na defensiva, mas com a vacina que chegará nos próximos dias, teremos uma arma para lutar”, destacou Locatelli.
Ele ainda reforçou as intenções do Governo do Estado em entregar as doses da vacina para os municípios com extrema agilidade. “O governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior e o Secretário da Saúde do Estado, Beto Preto, disponibilizarão aviões, helicópteros, caminhões e vans, assim que a vacina chegar. Isso para que a distribuição seja feita com rapidez para todos municípios do Paraná. No entanto, temos que manter os cuidados sanitários enquanto todos não estejam imunes”, pontuou.
O Governo do Estado do Paraná deverá disponibilizar doses das vacinas de Oxford e Coronavac\Astrazeneca a sua população. É importante reiterar que a pessoa deverá tomar duas doses do mesmo imunizante. A intenção do Governo do Estado e da Sesa é de que ao menos 2 milhões de pessoas sejam vacinadas até o mês de maio. Inicialmente serão imunizados os profissionais de saúde e posteriormente os grupos prioritários.